Início / Featured / APDL reúne Conselho de Navegabilidade do Douro. Investimentos e potencialidades em debate

APDL reúne Conselho de Navegabilidade do Douro. Investimentos e potencialidades em debate

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) reuniu, esta quarta-feira, 11 de Novembro, o Conselho de Navegabilidade do Douro para debater questões relacionadas as opções futuras de investimento para, de forma sustentável e procurando reduzir a pegada ecológica, dar resposta às necessidades que o desenvolvimento da actividade impõe.

Na terceira reunião, desde 2018, deste grupo de trabalho que é, agora, presidido por Nuno Araújo, presidente da APDL, foram debatidas ainda questões de formação, melhoria de legislação e promoção turística.

No final do encontro, Nuno Araújo, sublinhou a importância do espírito de cooperação e partilha de ideias que definem o Conselho de Navegabilidade do Douro: “O debate, a discussão e a aproximação de pontos de vista dos Conselheiros, bem como o trabalho conjunto desenvolvido por um número considerável de entidades com o propósito único de promover o crescimento sustentável da Via Navegável do Douro é absolutamente fulcral para fazer face à actual situação de pandemia e, no entretanto preparar o futuro deste curso fluvial de referência europeia”.

Conselho consultivo 

Este conselho consultivo é composto pela APDL; CCDR-N; Agência Portuguesa do Ambiente; Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; Capitania do Porto do Douro; REN – Rede Eléctrica Nacional e EDP. Do grupo fazem ainda parte os municípios confinantes com o Douro, as associações comerciais e industriais, os concessionários dos portos fluviais da via, os operadores de navegação comercial, das actividades marítimo-turísticas e das actividades de pesca e, ainda, o representante dos municípios ribeirinhos, José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua.

Recorde-se que o Conselho de Navegabilidade do Douro funciona como um órgão consultivo que deverá pronunciar-se sobre questões de interesse para a gestão da via navegável, propor as acções que considere adequadas à exploração do Douro e dos seus portos, assim como elaborar e aprovar o seu regulamento interno.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.