Início / Featured / APDL obtêm a Autorização de Segurança enquanto gestor de infra-estruturas ferroviárias

APDL obtêm a Autorização de Segurança enquanto gestor de infra-estruturas ferroviárias

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo informa que lhe foi atribuída a Autorização de Segurança (PT 201 2023 0001). A Certificação para o Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões é válida por 2 anos e essencial para que a APDL pudesse operar no respectivo terminal.

Em conformidade com a Directiva (UE) Nº 2016/798 do Parlamento Europeu de 11 de Maio de 2016 e D.L. n.º 85/2020 de 13 de Outubro, a certificação visa:

• Proteger as instalações e outros meios ferroviários e portuários, com particular relevo para as pessoas e a mercadoria;
• Estabelecer relações de coordenação e de troca de informação com as Partes Interessadas relevantes na Segurança Ferroviária, tendo em vista a redução do risco em geral e, em particular, o controlo de ameaças.

Ontem, dia 1 de Fevereiro, partiu do Terminal Ferroviário de Leixões o primeiro comboio de mercadorias com destino ao Porto de Sines, marcando o arranque da gestão desta infra-estrutura pela APDL, que anteriormente era tutelada pela IP — Infraestruturas de Portugal.

Recorde-se que para além da gestão deste Terminal, a APDL já dispõe do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda, passando assim a dispor de uma rede de estrategicamente localizada, interconectada com a Rede Ferroviária Nacional e com os principais terminais marítimos da fachada atlântica.

Saiba mais sobre a Rede de Terminais Ferroviários aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.