APDL implementa novo sistema de gestão no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões

A APDL – Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo anuncia a entrada em funcionamento, desde 15 de Setembro, do novo Terminal Operating System (TOS) no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), desenvolvido em parceria com a FORDESI. Esta solução representa “um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal, reforçando a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos clientes”.

O TOS integra novos módulos de gestão inteligente de parque e de operações de carga e descarga, desenvolvidos pelas equipas da Direcção de Sistemas de Informação e Direcção Operações Portuárias e Segurança, em estreita colaboração com a FORDESI, explica uma nota de imprensa do Porto de Leixões.

“Graças à utilização de equipamentos móveis e tecnologia 5G instalados nos reachstackers, é agora possível realizar operações de carga e descarga de contentores, por comboio e camião, com comunicação em tempo real entre a portaria do TFML e com o sistema de informação APDLRAIL4LOG, que interliga operadores ferroviários, alfândega e despachantes, em total articulação com a Janela Única Logística (JUL)”, acrescenta.

Entre as principais funcionalidades, destaca-se a gestão integrada do parque, que permite uma localização mais precisa dos contentores, optimizando o planeamento, reduzindo tempos de resposta nas operações e minimizando a necessidade de movimentações pedestres dentro do terminal.

Num futuro próximo, o TOS passará também a integrar-se com o sistema 4PARK, ferramenta de gestão global do Porto de Leixões. Esta evolução permitirá criar um verdadeiro Digital Twin do porto, assegurando uma visão em tempo real de todas as áreas de parqueamento e incorporando funcionalidades de monitorização de mercadorias perigosas (IMDG/HazMat), aplicação de distâncias de segurança e apoio à coordenação de resposta a um incidente.

Com esta inovação, a APDL “reafirma o seu compromisso com a transformação digital, a eficiência operacional e a segurança das operações, posicionando o Porto de Leixões na vanguarda da gestão logística portuária”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cooperativa Agrícola de Alcobaça recebe demonstração técnica de biostimulante para pomóideas

Partilhar              O Auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça vai receber no próximo dia 10 de fevereiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.