Início / Agenda / APAS Floresta arranca com campanha de enxertia em pinheiro manso

APAS Floresta arranca com campanha de enxertia em pinheiro manso

A APAS Floresta — Associação de Produtores Florestais vai dar início à campanha de enxertia em pinheiro manso, no próximo dia 6 de Abril.

Este ano, devido às condições climatéricas, esta prática foi antecipada, sendo que em condições normais, costuma ocorrer entre meados de Abril até meados de Maio, explica fonte da associação.

A enxertia é uma técnica de propagação vegetativa que permite melhorar, aumentar e antecipar a produção de pinhas.

Se pretender enxertar os seus pinheiros refere a APAS Floresta que deve ter em conta o seguinte: as árvores devem ter entre 2 ou 3 anos após a plantação, conforme o seu estado de desenvolvimento; o porta-enxerto deve estar vigoroso e em bom estado de sanidade e o caule do lançamento terminal com um tom avermelhado.

Taxa de sucesso dos enxertos

E acrescenta que a taxa de sucesso dos enxertos depende da experiência do enxertador e das condições de solo e clima do local da plantação. São expectáveis taxas de sucesso mais elevadas em zonas de boa adaptação e desenvolvimento do pinhal manso e maior mortalidade dos enxertos nas zonas onde os pinheiros, apesar de estabelecidos, têm um crescimento mais lento e apresentam menor vitalidade.

Para saber mais, pode consultar a Ficha temática n.º 10 — Pinheiro Manso, da UNAC – União da Floresta Mediterrânica, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.