Início / Agricultura / Anuário Ornitológico 2021 da SPEA já está disponível
Pilrito-de-bico-fino (Baird’s Sandpiper, Vasco Valadares)

Anuário Ornitológico 2021 da SPEA já está disponível

A SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves informa que o Anuário Ornitológico 2021 já está disponível, online. São “os registos mais interessantes de ocorrência de aves em Portugal, incluindo o relatório do Comité Português de Raridades”, garante aquela organização.

O Anuário Ornitológico é uma publicação anual que permite a todos os observadores de aves conhecerem os registos mais interessantes de ocorrência de aves em Portugal, assim como o relatório do Comité Português de Raridades e artigos sobre programas de monitorização ou actualidades de ornitologia.

Este é o décimo sexto relatório do Comité Português de Raridades (CPR) da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves referente sobretudo a registos de 2018/2019. Foram analisados 1.013 registos para este período, e referem-se a todas as regiões do País consideradas (Portugal continental, arquipélagos dos Açores e da Madeira), dos quais 96,7% foram aceites.

O número total de espécies consideradas ascendeu a 260. Tal como no relatório anterior a maioria dos registos avaliados para o período considerado neste relatório referem-se maioritariamente a Portugal continental (41,8%), seguidos dos arquipélagos dos Açores (31,9%) e da Madeira (26,3%).

Ao contrário dos relatórios anteriores neste há um equilíbrio entre os registos das diferentes regiões, em parte devido ao grande esforço empreendido pelo CPR para que os registos feitos na Madeira fossem analisados, garante a SPEA.

Para o conjunto do território de Portugal foram homologadas vinte e três (23) novas espécies para o período considerado neste relatório. Para cinco destas espécies trata-se dos primeiros registos homologados para o Paleárctico Ocidental: suiriri-ocidental Tyrannus verticalis (Açores), picanço-real-americano Lanius borealis (Açores), mariquita-protonotária Protonotaria citrea (Açores), mariquita-do-connecticut Oporornis agilis (Açores) e bico-grosso-azul Passerina caerulea (Açores).

Pode consultar o Anuário Ornitológico 2021 aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.