Início / Agricultura / Anuário de Alqueva: produção de alho é deficitária para abastecimento do mercado português

Anuário de Alqueva: produção de alho é deficitária para abastecimento do mercado português

A produção de alho “é deficitária para o normal abastecimento do mercado português, por isto é necessário importar alho, vindo nomeadamente de Espanha e possivelmente da China. O alho é uma das culturas que tem potencial para ser produzida na região [de Alqueva]. Prova disto é o facto de nos últimos anos a área de alho ter vindo a aumentar”, dizem os técnicos da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, no seu Anuário Agrícola de Alqueva de 2022.

Adiantam a EDIA, no seu Anuários, que  “o alho é uma cultura que em Portugal tradicionalmente só se produz em pequenas áreas, principalmente nas zonas de produção de hortícolas, como a Povoa do Varzim ou Montijo. No entanto, nos últimos anos as suas áreas de produção têm aumentado, principalmente no Alto e Baixo Alentejo”.

E que os responsáveis pela introdução desta cultura na região são “agricultores/investidores da região do Ribatejo e Oeste que sentiram necessidade de aumentar as suas áreas de produção e encontraram na região as condições adequadas para o fazer”.

Parceria com espanhóis

“Nos últimos anos têm-se estabelecido parcerias entre agricultores da região e agricultores espanhóis, sendo da responsabilidade de uma cooperativa espanhola o fornecimento de alguns factores de produção e a posterior comercialização do produto final”, refere ainda o Anuário, salientando que “apesar de em 2021 ter existido uma redução, da área ocupada por alho, em cerca de 18%, em relação a 2020, em 2022 voltou a recuperar e foram plantados cerca de 450 hectares da cultura. Este aumento representou um acréscimo de área de 70%”.

Em 2022 foram inscritos 467 ha de alho nos perímetros de rega de Alqueva. Sendo uma cultura hortícola a sua exploração é anual, ocupando parcelas de pequena a média dimensão. O sistema de rega utilizado pode ser gota-a-gota, com fita de rega, canhão, cobertura total ou pivot, dizem os técnicos da EDIA.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.