Início / Agricultura / António Ventura garante 2023 como ano dedicado à formação de agricultores açorianos

António Ventura garante 2023 como ano dedicado à formação de agricultores açorianos

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, anunciou na Ilha do Pico, que 2023 será, dentro das “possibilidades financeiras e técnicas”, um ano dedicado à formação de agricultores e formadores, ilha por ilha.

“É nossa intenção que 2023 seja um ano dedicado à formação, quer de agricultores, quer de formadores, com um ambicioso plano por ilha, ajustado a cada uma a cada uma das ilhas, e ajustado às produções mais aptas. Tudo irá ocorrer dentro das nossas possibilidades financeiras e técnicas”, declarou o governante, que falava após a entrega de certificados de participação de formação agrícola em contexto de trabalho.

“A formação agrícola, de que hoje entregamos os certificados de participação, não deve terminar hoje, pelo contrário apelo a todos que se possam encontrar para que a formação continue periodicamente com a partilha de experiências e de intercâmbios”, frisou o secretário Regional.

Só com esta atitude “se pode criar pensamento critico e contexto reivindicativo perante a governação, e se pode ter uma melhor gestão das explorações agrícolas”, acrescentou ainda.

Uma das melhores vias que os serviços oficiais têm para ajudar os agricultores e promover uma agricultura de qualidade, refere o Executivo açoriano “é dar formação aos seus activos, orientando-os para as boas práticas agrícolas, com tripla vantagem: utilização mais sustentável dos solos, em íntimo respeito pelos ecossistemas agrícolas; mais correcto tratamento às culturas e produções agrícolas; maior racionalidade nos custos de exploração, com maior eficácia e melhor eficiência na utilização dos factores de produção e melhores rendimentos para os agricultores”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.