Início / Agricultura / António Ventura: “formação profissional permite superar desafios de quem produz alimentos”

António Ventura: “formação profissional permite superar desafios de quem produz alimentos”

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, defendeu na segunda-feira, 27 de Fevereiro, em Angra do Heroísmo, que a “formação profissional permite superar os desafios de quem produz alimentos”.

A formação profissional, sustenta o governante, permite ultrapassar “desafios relacionados com a nutrição alimentar, a aplicação de produtos fitofármacos, o bem-estar animal, a conservação do solo, a diversificação na produção de alimentos, as alterações climáticas, as exigências dos consumidores, entre outros”.

António Ventura, adianta uma nota de imprensa do Executivo açoriano, falava após ter entregado 44 certificados de participação de formação profissional na frequência de cursos como bovinicultura de leite e de carne, poda da vinha, produção de macieiras, vitivinicultura, controlo de roedores e aplicação de produtos fitossanitários.

“É também pela aquisição de conhecimentos que nos podemos posicionar no futuro como uma região que opta pela naturalidade, pelo conteúdo nutricional dos agroalimentos, pelo respeito na utilização dos animais de produção e práticas culturais para a conservação dos solos. Estamos no bom caminho e com sucesso. A nossa produção local agroalimentar está a aumentar o que significa menos dependência externa”, considerou ainda.

O investimento em formação profissional previsto para 2023 aumenta cerca de 11% relativamente a 2022, com um montante total de 150.000 euros, acrescenta a mesma nota.

“Pretendemos atingir cerca de 1.300 formandos em 2023, com cerca de 90 acções, sobre temáticas de nova geração na agroprodução de alimentos. Esta é uma formação profissional articulada com a Federação Agrícola dos Açores, possibilitando uma maior adequação da formação profissional ás necessidades produtivas”, concretizou António Ventura.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.