Início / Agenda / António Gomes: batata portuguesa “é melhor e dá mais força à economia nacional”

António Gomes: batata portuguesa “é melhor e dá mais força à economia nacional”

O sector da batata vai estar representado em larga escala na  6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas que se realiza de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo. A Porbatata- Associação da Batata de Portugal terá um espaço de exposição para as empresas do sector e organizará uma manhã de debate num dos auditórios da feira.

“No recinto da feira haverá um campo de ensaio de 1,5 hectares com variedades de batata para indústria. Também organizaremos uma manhã de debate num dos auditórios da Agroglobal”, diz o presidente da Porbatata – Associação da Batata de Portugal, António Gomes, à comunicação da AgroGlobal.

Aquele responsável garante que a batata portuguesa “é melhor e dá mais força à economia nacional” e que “é importante para a batata portuguesa ter um símbolo que possa identificar a sua origem, aplicado às várias marcas comerciais”.

Assim, a batata com marca portuguesa “é um projecto de médio a longo prazo. No imediato estamos a prever realizar uma campanha de promoção da batata nova portuguesa, na segunda quinzena de Junho, nos super e hipermercados, com o apoio da APED e a chancela da Associação Nacional dos Nutricionistas”, realça António Gomes.

Desafios

Para o presidente da Porbatata, o grande desafio é “fazer o consumidor perceber que consumir batata nacional tem grandes vantagens: é batata nova e fresca, com características de qualidade muito superiores à batata estrangeira (armazenada por longos meses em câmaras de frio) e tem uma menor pegada de carbono”.

“É melhor e dá mais força à economia nacional. Por outro lado, há o desafio da exportação, temos uma boa janela de comercialização para a Europa do Norte, entre final de Maio e meados de Julho, deve-mos apostar cada vez mais na promoção da batata nacional no estrangeiro”, acrescenta António Gomes.

Campanha difícil

Quanto à actual campanha, aquele responsável diz que tem sido”difícil para os agricultores, muitos não conseguiram plantar na altura devida. Primeiro foi a seca e depois a chuva persistente ao longo de dois meses. No entanto, para quem conseguiu plantar atempadamente e que consiga colher cedo, prevê-se que seja uma boa campanha. Começa já a haver compradores internacionais à procura da batata portuguesa, o que é um bom indicador”.

A Porbatata é uma associação de âmbito nacional que representa os vários sectores de actividade ligados à batata — semente, produção, comercialização e indústria —, tem 44 associados, de Norte a Sul do país, incluindo as Ilhas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.