A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal sugere que todos os produtores de milho contactem a sua Organização de Produtor e procedam à realização do seguro de colheitas, até ao próximo dia 15 de Abril.
Explicam os responsáveis pela associação que as “alterações climáticas são identificadas como uma das principais ameaças que o sector agrícola nacional enfrenta”.
E relembram a enorme devastação que tempestade Leslie provocou no ano passado na zona Centro do País, com especial incidência na região do Mondego, a qual “está ainda na memória de todos nós produtores de milho”.
Corretoras de seguros contactadas
“Ciente do impacto que estes fenómenos extremos podem ter na competitividade económica dos nossos associados, a direcção da Anpromis contactou algumas das principais corretoras de seguros que existem no mercado nacional, solicitando-lhes o envio de propostas que possam cobrir os principais riscos identificados”, realça a associação.
A Anpromis garante que as propostas agora recebidas, apresentam “condições bastante favoráveis, e incluem não só as coberturas gerais (geada, granizo, incêndio, queda de neve, tornado, tromba de água, etc…), como também os prejuízos provocados por javalis“.
A lista das Organizações de Produtores associadas da Anpromis:
- Agromais – Entreposto Comercial Agrícola
- Alensado – Cooperativa Agrícola do Sado
- Cadova – Coop. Agrícola do Vale de Arraiolos
- CAPPA – Coop. Agrícola Polivalente de Porto Alto
- CDA – Coop. para o Desenvolvimento Agrícola
- Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul
- Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches
- Cooperativa Agrícola de Beringel
- Cooperativa Agrícola de Coimbra
- GlobAlqueva – Organização de Produtores
- GlobalMilho – Agrupamento de Produtores de Cereais
- Opcer – Agrupamento de Produtores de Cereais
- Searalto – Agrupamento de Produtores de Cereais
- Terramilho – Agrupamento de Produtores de Cereais
Agricultura e Mar Actual