Início / Agricultura / Anpromis avança com ensaios de superdensidade no milho

Anpromis avança com ensaios de superdensidade no milho

A instalação da rega gota-a-gota na cultura do milho com a entrelinha a 0,75cm apresenta anualmente inúmeros desafios que, no essencial, se prendem com a correcta emergência do milho semeado. Por isso, a Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, no âmbito do InovMilho 2023, instalou este ano na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, um novo ensaio.

Este conta com um espaçamento de linhas de sementeira de 1,50 metros, utilizando fita de rega gota-a-gota posicionada a 10 cm da linha, e testando duas densidades de sementeira distintas: 80.000 sementes/ha e 160.000 sementes/ha.

Segundo nota de imprensa da Associação, da amostragem efectuada, a produção estimada ronda os 14.000kg/ha em ambos os ensaios, “o que julgamos ser um valor muito encorajador”.

Considera a Anpromis que “este avanço representa uma abordagem inovadora para lidar com os desafios anuais da irrigação gota-a-gota na cultura do milho, particularmente focado na correcta emergência das sementes”, garantindo que “continua a liderar o caminho na busca por soluções inovadoras para a agricultura, visando aumentar a eficiência e a sustentabilidade na produção de milho”.

InovMilho

O Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo “InovMilho” foi constituído no dia 28 de Setembro de 2016, numa iniciativa que partiu da Anpromis, em colaboração com o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Câmara Municipal de Coruche.

O InovMilho está sediado na Estação Experimental António Teixeira (INIAV), em Coruche, e tem por objectivo constituir-se como um espaço de discussão, partilha e articulação de conhecimentos entre todos os agentes da fileira do milho e do sorgo. É actualmente formado por 34 entidades parceiras, que traduzem desta forma a forte dinâmica deste Centro de Competências.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.