Início / Agricultura / Anipla lança plataforma de formação de agricultores Smart Farm Virtual

Anipla lança plataforma de formação de agricultores Smart Farm Virtual

A Anipla – Associação Nacional de Protecção das Plantas, no ano em que assinala os seus 30 anos de actividade, lança a Smart Farm Virtual, uma plataforma de formação de agricultores e partilha de informação, que promete “dar um passo em frente no que respeita à sensibilização para as melhores práticas e à garantia no acesso à formação para qualquer profissional agrícola”.

Num evento que assinalou o 30º aniversário da Anipla, no passado dia 17 de Novembro, no Museu do Oriente, e que serviu para “relembrar aquelas que são as principais fragilidades, oportunidades e desafios do sector para as próximas décadas”, a tarde ficou marcada pela apresentação desta nova plataforma, que “ao funcionar como uma extensão do trabalho que é desenvolvido, diariamente, na Companhia das Lezírias, na Quinta Inteligente da Anipla, nasce com o propósito de apoiar a formação de profissionais agrícolas em Portugal e de ser um local que reúne, num só espaço, documentação, informação, vídeos e materiais de apoio sobre as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura”, refere a Associação.

Assim, a partir de agora, desde que ligado a um computador ou smartphone, qualquer pessoa, profissional ou público em geral, poderá visitar a Smart Farm, acedendo à mais recente e actualizada informação. Recorrendo a uma técnica designada por Navegação Interactiva, com adaptações de realidade aumentada, será possível conhecer com mais pormenor os projectos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na Smart Farm, procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos, principais cuidados na gestão de embalagens, processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicações e gestão de recursos.

Para João Cardoso, director executivo da Anipla, a expectativa face ao projecto é muito positiva já que “acreditamos que a informação sobre as mais recentes técnicas e práticas agrícolas tem de chegar a todos sem excepção e se em 5 anos a Smart Farm conseguiu acolher cerca de 1.200 visitantes, formando-os e dotando-os de mais e melhores ferramentas de trabalho, na sua versão digital, pela sua natureza, tem potencial para ter um alcance exponencialmente superior”.

E acrescenta: “somos um sector que está em constante evolução, com uma necessidade permanente de actualizar os profissionais e de partilhar com estes materiais relacionados com agricultura sustentável e produção de alimentos, pelo que, esta plataforma vai dar resposta a isso mesmo. Temos reunidos todos os ingredientes para que a Smart Farm Virtual seja um sucesso”.

Com este lançamento, que conta com o suporte e apoio da CropLife Europe, a Anipla assume o “compromisso de colocar ao serviço do sector uma ferramenta que contribui para o cumprimento dos compromissos da indústria para 2030, designadamente no que respeita à formação e protecção de Pessoas & Ambiente, sensibilizando e disseminando as boas práticas e tecnologias desenvolvidas para uma agricultura (ainda mais) sustentável”.

A médio-longo prazo o objectivo será “impactar milhares de agricultores, num trabalho que se manterá em constante actualização e desenvolvimento, em estreita cooperação com todos os seus parceiros.

A Smart Farm Virtual está oficialmente aberta a todos aqui.

Smart Farm

A Smart Farm é um espaço de demonstração da implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) recomendadas pela indústria fitofarmacêutica e pretende ser um local de referência no âmbito da formação, promoção e divulgação sobre as de técnicas, tecnologias, equipamentos e das melhores práticas de utilização segura de produtos fitofarmacêuticos.

Localizada na Companhia da Lezírias, a Smart Farm “é um exemplo pioneiro em território nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável”. É um projecto da Anipla inaugurado em Novembro de 2016.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.