Início / Agricultura / Aníbal Coutinho coloca Quinta Vale D. Maria entre os Melhores Vinhos de 2018

Aníbal Coutinho coloca Quinta Vale D. Maria entre os Melhores Vinhos de 2018

Os vinhos Quinta Vale D. Maria, da região do Douro, somam dois novos galardões com a atribuição Ouro ao Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2015 e Prata ao Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Tinto 2015, estando os dois entre os Melhores Vinhos de 2018 por Aníbal Coutinho.

Para o TOP 124 dos Melhores Vinhos de 2018, que é constituído por vinhos com mais de 90 pontos, o conceituado crítico de vinhos e enólogo Aníbal Coutinho seguiu a metodologia usada nos concursos internacionais homologados pela OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho: a prova cega.

O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2015 conquistou 94 pontos (o máximo atribuído: 96) e o Ouro, ocupando a 15.ª posição. É um vinho com uma concentração impressionante e uma frescura marcante. Na boca apresenta notas minerais, algum chocolate negro, no meio de aromas a frutos vermelhos maduros como cerejas negras. No meio de boca sente-se uma explosão de fruta, seguido de um final fresco e persistente.

Rio Tinto 2015

Com 93 pontos e na 31.ª posição, o Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Tinto 2015 recebeu o selo Prata. O Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio é um vinho de cor intensa, com nuances de violeta, roxo e vermelho escuro. Este vinho tem uma complexidade e uma elegância impressionante, que só uma vinha de 100 anos poderá conferir a um vinho. Há uma presença de fruta madura, com aromas de framboesas, ameixas e cerejas pretas, combinadas com notas frescas de esteva, que aparecem discretamente e de forma elegante à medida que o vinho vai abrindo no copo.

O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2015 e o Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Tinto 2015 são assinados pelos enólogos Cristiano van Zeller, Joana Pinhão e Francisca van Zeller.

Para a eleição dos Melhores Vinhos de 2018 por Aníbal Coutinho / TOP 124, as sessões de prova dos mais de 750 vinhos representativos da gama alta da produção nacional realizaram-se em Outubro e Novembro, na sala de provas da CVRPS, em Palmela. Aníbal Coutinho utilizou a classificação centesimal da OIV, com máximos de 15 pontos para a avaliação da Visão, 30 pontos para a bondade do Aroma, 44 pontos para as sensações do Gosto e uma apreciação global do vinho com baliza de 11 pontos.

O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2015 tem um PVPR de 70€ e o Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio Tinto 2015 de 145€.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Navigator e CTT voltam a juntar-se para envio de postais de Natal gratuitos

Partilhar             more  A The Navigator Company e os CTT – Correios de Portugal lançam a partir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.