Início / Agenda / Ancose realiza 36º Concurso Nacional de Ovinos da Serra da Estrela a 9 de Setembro

Ancose realiza 36º Concurso Nacional de Ovinos da Serra da Estrela a 9 de Setembro

A Ancose — Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza amanhã, 9 de Setembro, a partir das 11h30, o 36º Concurso Nacional de Ovinos da Serra da Estrela. Um evento que conta com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Esta acção, que “serve o propósito de divulgar a raça de ovinos Serra da Estrela, representa também uma oportunidade de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos pastores da região”, refere uma nota de agenda do Gabinete da Ministra.

Raça ovina Serra da Estrela

“Desde tempos remotos a raça ovina Serra da Estrela é criada em toda a área da serra que lhes dá o nome – a Serra da Estrela. A raça ovina Serra da Estrela é, em termos numéricos, uma das principais raças ovinas autóctones de Portugal, possuindo um efectivo reprodutor que ronda aproximadamente 70.000 animais”, escrevia Rui Dinis para documento do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em 2019.

E adiantava que esta raça que apresenta duas variedades, branca e preta (representando esta última cerca de 10% do efectivo), é referida por vários autores como das mais produtivas (Borrego, 1985; Carolino, 1999), e é considerada como uma das principais raças leiteiras ovinas da bacia mediterrânica.

A raça ovina Serra da Estrela tem origens muito remotas que se perdem na memória dos tempos, devido à evolução destes ovinos a partir de formas selvagens (Carneiro da Turfeiras – Ovis aries palustris; Muflão Europeu – Ovis musimon e Muflão Asiático – Ovis aries orientalis) (Frazão, 1989). Segundo a DGP (1987) a origem destes ovinos vem da sua filiação no tronco dos Ovis aries ligeirensis de Sanson.

Ancose

A Ancose — Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela foi constituída em 6 de Novembro de 1981, por um grupo de criadores de ovinos da raça autóctone Serra da Estrela, e teve como principal objectivo, o melhoramento genético e a defesa da raça. Entre 1981 e 1986, assegurou em parceria com os serviços oficiais e o Parque Natural da Serra da Estrela, a execução do contraste leiteiro, tendo então sido alargado a vários concelhos do solar da Raça Ovina Serra da Estrela.

Após 1986, a Associação passou a assumir integralmente o contraste leiteiro, e abrange todos os concelhos do solar da raça.

Em 1984, a Ancose é nomeada como entidade gestora do livro genealógico da raça ovina Serra da Estrela, sendo até hoje, fiel depositária deste livro, contando com 267 produtores aderentes.

Já em 1990, é instalado na Ancose, o centro de testagem de reprodutores masculinos, dando-se inicio à experiência de inseminação artificial em ovinos Serra da Estrela. É ainda em 1990, que o núcleo de ovinos Serra da Estrela, representa Portugal na prestigiada feira internacional de Paris, onde compete com outras etnias mediterrânicas de aptidão leiteira.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.