Análise Santander Totta: Crescimento em Portugal estagna no primeiro trimestre de 2016

O INE – Instituto Nacional de Estatística divulga, a 13 de Maio, a estimativa rápida do PIB do primeiro trimestre de 2016. Como habitualmente, o departamento de Economic Research do Banco Santander Totta liderado pelo economista-chefe Rui Constantino, divulga uma breve análise dos principais indicadores económicos relativos ao trimestre.

Neste Economic Outlook, os analistas do Santander Totta antecipam que nos primeiros três meses deste ano se registou uma estagnação do crescimento em Portugal, “isto se tivermos em conta os principais indicadores, não obstante alguma dinâmica positiva, ainda que tímida, no consumo privado e nas exportações”.

Prevê o banco que o primeiro trimestre de 2016 “tenha registado um crescimento de 1% face ao período homólogo, sendo de apenas 0,2% o crescimento face ao último trimestre de 2015, terminado em Dezembro”.

Em 35 slides, redigidos em inglês, são analisados 16 aspetos da economia e finanças nacionais, nomeadamente as contas nacionais na ótica do investimento e da produção e, ainda, a dinâmica e uma análise empírica do mercado laboral português. Também a evolução dos preços no consumidor e a taxa de inflação são analisadas, entre outros indicadores. O documento oferece ainda um Portugal Outlook 2016-2020.

Pode fazer o download do documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.