Análise Novo Banco: mercados “parecem indiferentes às tarifas. Mas impactos económicos virão”

“Apesar da incerteza gerada pelas tarifas, o sentimento nos mercados financeiros e os indicadores de confiança das empresas e consumidores têm-se mantido favoráveis. Nos EUA, a actividade mantém-se resiliente e a inflação em níveis vistos como benignos. Como ler isto? Em 1º lugar, os anúncios das tarifas geraram uma aceleração e antecipação da procura em várias economias, que suportaram a produção industrial (e.g. Zona Euro), as exportações (e.g. China) e o consumo (e.g. EUA). Isto não impede que a incerteza esteja já a afectar negativamente decisões de investimento, de encomendas e de contratações”), avança a análise semanal de 21 a 27 de Julho de 2025, do Novo Banco.

Em 2º lugar, adianta, nos EUA “a inflação não reflecte ainda totalmente os efeitos das tarifas. Muitas empresas tinham reforçado antecipadamente os seus stocks, que foram escoando nos últimos meses. As vendas feitas depois de um restocking deverão reflectir mais visivelmente as tarifas. Em todo o caso, os seus efeitos já foram visíveis na inflação em Maio”. E os parceiros comerciais dos EUA “começam a sentir também outros efeitos. As exportações japonesas para os EUA caíram 11.4% YoY em Junho, ou 27% YoY nos automóveis, com os exportadores a cortarem os preços em 19%”.

Na Zona Euro, as exportações para os EUA cresceram 4.4% YoY em Maio, mas em abrandamento e com o respectivo valor unitário a recuar 0.6% YoY (sugerindo redução de margens). “Os efeitos económicos das tarifas poderão ser diluídos pelos importadores, exportadores e consumidores, mas não deixarão de se fazer sentir mais à frente, penalizando a actividade (níveis de desemprego baixos poderão mitigar isto). Por fim, os investidores acreditarão que, à última hora, acordos comerciais evitarão os cenários mais adversos. Mas, do outro lado, Trump parece ver na subida do mercado accionista e nos indicadores de actividade benignos uma “licença” para reforçar o proteccionismo. Algo terá que ceder”, dizem os analistas do Novo Banco.

Pode ler a análise semanal do Novo Banco aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.