Início / Featured / Ana Paula Vitorino: viabilidade do Porto de Lisboa tem de “ser recuperada cumprindo a lei”

Ana Paula Vitorino: viabilidade do Porto de Lisboa tem de “ser recuperada cumprindo a lei”

“A viabilidade do Porto de Lisboa tem de ser recuperada cumprindo a lei e, para isso, os terminais têm de funcionar”, afirmou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Os estivadores das empresas concessionários dos terminais do Porto de Lisboa estão em greve desde 20 de Abril por razões laborais. A governante diz que os prejuízos ascendem a 100 mil euros.

A ministra disse ainda que os terminais “ou funcionam ou têm de se arranjar alternativas”, no final do V Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina-Europa-África”, em Lisboa, ontem 24 de Maio.

Ana Paula Vitorino afirmou que o conflito afecta a economia nacional e que “a razão nunca está só de um lado mas existem limites que não podem ser ultrapassados”. Para a Ministra, o limite de pôr em causa a viabilidade económica do Porto de Lisboa “já foi ultrapassado”.

Nova administração

“O mandato que a nova administração tem é retomar a viabilidade do Porto de Lisboa. E poderá fazê-lo com o que estiver ao seu alcance do ponto de vista legal”, garante Ana Paula Vitorino.

“A nível de diminuição da facturação dos operadores do Porto de Lisboa, a estimativa que apresentam é de 300 mil euros”, referiu ainda, mas “com a transferência de carga e aumento dos custos dos outros portos, e conseguindo ponderar alguns dos que são dos prejuízos directos sobre as empresas que utilizam os portos, existe no mínimo um prejuízo a nível nacional de 100 mil euros”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Deputados do PCP debatem gestão pública da água com Câmara de Setúbal

Partilhar              A gestão pública da água foi abordada numa reunião da Câmara Municipal e dos Serviços …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.