Ana Paula Vitorino apoia reactivação do Radar Meteorológico de Santa Bárbara

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa na cerimónia de assinatura de dois protocolos de cedência de terrenos e equipamento para a reactivação do Radar Meteorológico de Santa Bárbara, na Ilha Terceira, Açores.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no dia 20 de Novembro, vai participar na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento dos terrenos na Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, Açores, onde irá ser reactivada a Estação de Radar Meteorológico.

A cerimónia, que contará igualmente com a presença do presidente da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro, terá lugar no Palácio dos Capitães-Gerais na Ilha Terceira, contemplando a assinatura de dois protocolos. O primeiro protocolo é celebrado entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Comando da Força Aérea Americana, para transferência de propriedade das infra-estruturas existentes no local e, o segundo, entre o IPMA e o Governo Regional dos Açores para a cedência do terreno onde está instalada a torre do radar.

Reforçar a vigilância

Com estes protocolos “pretende-se reforçar a vigilância das condições meteorológicas e a salvaguarda de pessoas e bens, matérias que têm constituído uma das prioridades da área governativa do Mar”, salienta uma nota do Ministério tutelado por Ana Paula Vitorino.

Após a celebração destes protocolos o IPMA dará início ao processo de edificação da Estação de Radar Meteorológico, através de concurso público internacional com a Publicação no JOUE, para a aquisição do restante equipamento, assegurando deste modo a sua total funcionalidade.

O financiamento será assegurado por saldos do IPMA e irá decorrer em 2018. Ainda em 2017 serão necessárias intervenções pontuais para salvaguarda dos equipamentos existentes, acrescenta a mesma fonte do Ministério do Mar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.