Início / Featured / Ana Paula Vitorino abre reunião ministerial da Organização Marítima Internacional

Ana Paula Vitorino abre reunião ministerial da Organização Marítima Internacional

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, teve a seu cargo o papel de liderança da Mesa Redonda sobre o tema Green Shipping, no âmbito da Conferência do Dia Marítimo Mundial, organizada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), com a colaboração do Governo da Polónia.

No evento, que decorre na cidade polaca de Szczecin e que termina esta sexta-feira, dia 15 de Junho, Ana Paula Vitorino foi escolhida pela IMO para abrir a sessão e liderar a Mesa Redonda que discutiu o tema Green Shipping.

Desafios da indústria do transporte marítimo

Na sua intervenção, a ministra lembrou os grandes desafios que a indústria do transporte marítimo global enfrenta a nível de sustentabilidade e aproveitou para destacar o trabalho e ambição de Portugal em matéria de descarbonização do sector.

Já na intervenção de abertura da sessão, o secretário-geral da Organização Marítima Mundial, Kitack Lim, deixou palavras elogiosas ao modelo de governança do mar em Portugal, devido à criação de um Ministério do Mar, lembrando que são cada vez mais os países que assumem os temas marítimos como centrais nas suas políticas.

Oradores

A Mesa Redonda teve como intervenientes, para além da Ministra do Mar de Portugal, mais de uma dezena de ministros e governantes de países como China, Grécia, Chipre, Gana, África do Sul, Singapura, Irão ou Emirados Árabes Unidos.

Para além do tema Green Shipping, a ministra do Mar discutiu com governantes de diversos países outras tendências do sector, como o Smart Shipping ou o impacto da indústria 4.0 no sector.

O evento da Organização Marítima Internacional abordou os grandes temas actuais do transporte marítimo global, com destaque para o Green Shipping, Smart Shipping, Big Data, Cibersegurança, as novas rotas do comércio global ou a cooperação internacional em matéria de financiamento e desenvolvimento técnico das ferramentas que vão garantir a sustentabilidade do sector.

Ana Paula Vitorino apresentou o Oceans Meeting 2018

A ministra do Mar de Portugal encerrou a reunião com a apresentação da edição de 2018 do Oceans Meeting, que decorrerá em Lisboa entre os dias 20 e 21 de Setembro, este ano também articulado com a Portugal Shipping Week.

Na Conferência do Dia Marítimo Mundial estiveram presentes dezenas de governantes e altos representantes de países como Portugal, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Islândia, Croácia, Chipre, Ucrânia, Brasil, Panamá, China, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Camboja, Filipinas, Tailândia, Sri Lanka, Nigéria, África do Sul, Gana, Irão, Emirados Árabes Unidos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agro.Ges: prevê-se uma transferência de áreas ocupadas por cereais para culturas leguminosas

Partilhar              “Não se esperam alterações na área ocupada pelos solos agrícolas e florestais da União Europeia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.