Início / Empresas / Ampere Energy chega a Portugal e garante poupança de 50% na electricidade

Ampere Energy chega a Portugal e garante poupança de 50% na electricidade

A Ampere Energy acaba de chegar a Portugal, através de uma parceria com o Grupo Casais, com soluções de fornecimento de electricidade, para particulares e empresas, e promete diminuir a factura em mais de 50%. A empresa garante que “a partir de agora os consumidores portugueses, sejam particulares ou empresas, vão poder assumir o controlo integral da sua energia”.

A Ampere Energy avança com um “sistema de gestão inteligente de energia que, além de potenciar o auto-consumo energético, permitirá uma poupança de mais de 50% na factura da electricidade. Através de um software avançado, gerido na cloud, as soluções Ampere Energy permitem um controlo preciso da electricidade que é gerada pela central fotovoltaica do consumidor e a sua máxima rentabilização”, diz um comunicado da empresa.

“Energia solar 24 horas por dia e compra inteligente à rede em períodos em que a electricidade é mais barata passam a ser possibilidades no mercado nacional mediante um investimento recuperável entre sete e 10 anos”, adianta o mesmo comunicado.

São cinco as soluções comercializadas pela Ampere Energy Portugal. Para o sector residencial, comércio, hotelaria e pequena indústria existem os equipamentos Sphere, Square e Tower com capacidades de carga de 3 kWh a 12 kWh. Se os consumos de energia forem mais elevados, Rack e Ship têm capacidades de armazenamento de carga até 6 MWh. As cinco soluções são all-in-one, já que incorporam todos os equipamentos e sistemas necessários para o seu funcionamento, nomeadamente as células de iões de lítio, inversor bi-direccional e sistema de gestão inteligente de energia, testados e compatibilizados, o que os torna eficazes, fiáveis e de fácil instalação.

A Ampere Energy marca já presença em Espanha, na Alemanha, tem representação em Itália e perspectiva entrar no Reino Unido e na Bélgica em 2018.

Gestão controlada pelo consumidor

As soluções da Ampere Energy “permitem um controlo exacto da electricidade que é gerada pelos sistemas fotovoltaicos dos consumidores. Ao estarem ligadas à Internet, permitem obter a informação da previsão meteorológica, da necessidade de utilização de energia da rede e do preço da electricidade”, garante a empresa.

Resumindo: o sistema calcula “a melhor opção para o consumidor obter o máximo de eficiência energética, aumentando a poupança. É um investimento que gera poupanças e que permite um retorno entre 6% a 12% ao ano pelo capital investido”, adianta a mesma nota de imprensa.

Durante o dia, o equipamento armazena a energia excedente produzida pela instalação de energia solar para que o consumidor a possa utilizar à noite. Quando existe previsão de chuva, o equipamento liga-se à rede e armazena a electricidade quando esta é mais barata de acordo com a tarifa da energia contratada pelo consumidor.

App AMPi

A Ampere Energy desenvolveu ainda a App AMPi – disponível para iOS e Android – através da qual se pode consultar o estado da bateria e os consumos em tempo real, bem como é possível obter informação sobre como tornar o sistema e o consumo mais eficientes. Um sistema de gestão na cloud que é actualizado permanentemente, acedendo desta forma a todas as melhorias introduzidas no produto e nos algoritmos de gestão.

A capacidade de computação do sistema de bateria+app+cloud fica todos os dias mais completo com novos algoritmos que se acoplarão aos programas existentes (quanto mais tempo de utilização acumulada, melhor será a gestão de energia). Gerir os ciclos de carga e descarga, sugerindo formas de optimizar a operação de modo a maximizar as poupanças no consumo de energia, é uma das grandes vantagens deste sistema que vai evoluir a cada novo update da versão de software.

Os produtos da Ampere contam ainda com um sistema de backup ininterrupto que garante a continuidade da actividade em caso de falha na rede eléctrica. Com cada vez mais equipamentos electrónicos dentro das habitações, escritórios e comércios, esta é a forma mais segura de manter o edifício operacional.

Qualquer consumidor pode ter uma solução Ampere, contudo a poupança é superior em mais de 25% para quem a associe a uma central fotovoltaica. Além da eficiência energética, os equipamentos da Ampere impulsionam a redução de emissões de CO2.

Parceria com a Galp

A Ampere Energy Portugal estabeleceu ainda uma parceria com a Galp de acordo com a qual as poupanças proporcionadas pelas suas soluções poderão ainda ser potenciadas com uma tarifa de electricidade exclusiva para os clientes Ampere que optem pela Galp para o fornecimento de electricidade. Esta tarifa oferece um desconto de 10% na energia em período de vazio (para contratos combinados de electricidade em tarifa bi-horária + gás natural, no primeiro ano de contrato) a acrescentar aos 30% de desconto sobre o termo fixo que a Galp oferece a todos os seus clientes. Para contratos simples de electricidade, o desconto na energia em período de vazio é de 6% (3% a partir do 2º ano).

De referir que a Galp é actualmente o 2º maior operador no mercado eléctrico e líder na satisfação dos clientes neste sector pelo 4º ano consecutivo, no âmbito do European Customer Satisfaction Index.

Portugal: mercado apetecível

O mercado português era apetecível para a Ampere Energy por razões óbvias: “Portugal posiciona-se em situação privilegiada pois congrega características próprias que o tornam único e extremamente competitivo nesta área. É um dos países com maior radiação solar da Europa, além de estar na linha da frente a nível europeu no que diz respeito à implementação das energias renováveis”, diz Vicente López-Ibor Mayor, Chairman da Ampere Energy.

Efectivamente, o País dispõe de um número médio anual de horas de sol, que varia entre 2.200 e 3.000 – muito mais do que, por exemplo, a Alemanha, que varia entre 1.200 e 1.700 horas.

Segundo o Boletim de Energias Renováveis, da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), em 2016, a electricidade gerada com recurso a fontes de energias renováveis teve uma significativa representatividade no consumo eléctrico de Portugal Continental, 64 %, a maior das últimas décadas.

Só em Maio de 2016 Portugal teve o consumo garantido apenas por fontes renováveis durante 107 horas consecutivas – um feito que foi notícia nos órgãos de comunicação social de todo o mundo e que o “The Guardian” classificou como uma das mais significativas realizações técnicas do ano de 2016 na esfera da energia.

“Grupo Casais dá garantias de sucesso à Ampere”

Para entrar no mercado português, a Ampere Energy escolheu como parceiro o Grupo Casais “pela ampla experiência nos sectores da energia e da engenharia e construção”, como explica Vicente López-Ibor Mayor, que acrescenta: “Esta parceria dá-nos garantias de sucesso pelo know-how acumulado da Casais e pelo potencial do mercado português”.

Por seu turno, o Grupo Casais sempre se empenhou na diversificação dos seus negócios, sendo a energia uma das grandes apostas para o futuro. “Acreditamos que a Ampere Energy Portugal será líder no mercado português, sobretudo no segmento doméstico, onde há uma grande aposta no auto-consumo e onde faltavam soluções a preços competitivos para o aproveitamento de toda a energia solar, sem desperdícios e ininterruptamente”, diz o CEO da Casais, António Carlos Rodrigues.

Aquele responsável adianta que “na área da edificação, cada vez mais temos de olhar de forma holística para aquilo que construímos. Introduzir eficiência na construção e na utilização é o desafio. Para a Casais, a Ampere surge como a ferramenta para atingir este objectivo”.

António Carlos Rodrigues acrescenta que “a bateria Ampere não é apenas um device de armazenamento de energia. Ela é a ferramenta para permitir tornar o edifício mais eficiente. A Casais está focada em construir edifícios que respondam à visão dos clientes. Olhar para o custo de investimento inicial é uma parte, mas olhar para os custos de exploração é a outra parte que cada vez tem mais peso”.

Para aquele responsável, trata-se também de aproveitar as oportunidades de negócio “que começam a surgir com o novo modelo energético originado pelas políticas europeias para a descarbonização da economia até 2050 e para os edifícios NZEB [“nearly zero energy buildings”], que começarão a ser implementadas já a partir de 2020”.

Por outro lado, o director da Ampere Energy Portugal, Nuno Pinheiro, afirma estar confiante, “pois, além das excelentes perspectivas no segmento de habitação, especialmente em moradias com boa exposição solar, o mercado nacional apresenta um enorme potencial para os produtos Ampere no segmento da reabilitação, concretamente em projectos com forte componente e preocupação ao nível da eficiência energética. Na verdade, consideramos que o mercado português está neste momento suficientemente maduro para acolher e responder de forma positiva à nossa oferta”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.