Início / Agricultura / Amêndoa portuguesa em dificuldades. 20% do miolo tem sabor amargo

Amêndoa portuguesa em dificuldades. 20% do miolo tem sabor amargo

Os produtores portugueses de amêndoa estão com dificuldades de comercialização deste fruto seco. Segundo os dados do Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, o “miolo nacional apresenta uma elevada percentagem (20%) com sabor a amargo, o que está a prejudicar a qualidade do produto e a dificultar a sua comercialização”.

Por outro lado, os produtores depararam-se com a concorrência de miolo da Califórnia, que existe em maior quantidade e a preços mais baixos.

Segundo a análise do SIMA à evolução das cotações dos frutos secos nos mercados de produção, relativa à semana de 24 a 30 de Abril de 2017, no Algarve, a oferta manteve-se baixa e equilibrou a procura, verificando-se um escoamento fraco e descida das cotações.

Quanto à alfarroba, dizem aqueles analistas que, na região do Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi baixa e a procura manteve-se média. Verificou-se um escoamento regular, com cotações estáveis: A alfarroba “grainha” teve bom escoamento, com cotações estáveis. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi média e a procura baixa, registando escoamento fraco e cotações estáveis.

Já o pinhão, no Alentejo, na área de mercado do Alentejo Litoral, a oferta e a procura foram ligeiramente fracas, com as cotações a manterem-se estáveis.

cotações frutos secos 30 abril

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.