Início / Apoios e Oportunidades / Alunos e professor podem candidatar-se ao Prémio Engenharia da Cotec até 18 de Março

Alunos e professor podem candidatar-se ao Prémio Engenharia da Cotec até 18 de Março

Os alunos e os professores do terceiro ciclo do ensino básico – 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade têm mais tempo para se pré-inscreverem no Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia da Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação e 41 dos seus Associados até final do segundo período, dia 18 de Março, já que a fase de pré-inscrições foi alargada.

O objectivo deste Prémio é promover o gosto pela engenharia e pela ciência em jovens estudantes, destacando a importância da aprendizagem desta área de estudo, fundamental para incentivar a inovação e o empreendedorismo na sociedade, bem como contribuir para o aumento das oportunidades de emprego destes jovens (não há praticamente desemprego nesta área) e o desenvolvimento do País (com cada vez mais empresas a sentirem necessidade deste tipo de qualificações).

Na primeira secção do concurso pede-se aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico que identifiquem uma dificuldade real e, com recurso a conceitos de engenharia, ciência ou computação, desenvolvam um protótipo que vise responder ao problema encontrado.

A pré-inscrição dos alunos ou equipas de alunos que pretendem candidatar-se ao prémio é obrigatória e termina a 18 de Março de 2016 (aqui). Para a pré-inscrição ser aceite basta identificar todos os participantes no projecto, incluindo professores e alunos, e fazer uma apresentação sucinta do projecto e/ou produto, que será desenvolvido até final do ano lectivo. De 4 de Abril a 30 de Junho de 2016 decorre depois o período de submissão da candidatura propriamente dita.

Na segunda secção do prémio serão premiadas as escolas ou agrupamentos escolares que apresentem o melhor processo pedagógico de ensino de engenharia, na componente experimental e/ou laboratorial ou em espaços de aprendizagem equiparáveis. Esta secção é independente da primeira, devendo as candidaturas ser submetidas pelas escolas no mesmo período que os alunos (de 4 de Abril a 30 de Junho), mas não carecendo de pré-inscrição. O concurso decorre a nível nacional, durante o ano lectivo 2015 2016, e está aberto a todas as escolas públicas e privadas do terceiro ciclo do ensino básico.

O Prémio é atribuído por um Júri presidido por Eduardo Marçal Grilo e constituído por mais seis jurados, entre eles um representante do Ministério da Educação e cinco elementos que serão nomeados pela direcção da Cotec Portugal. Na primeira secção do Prémio, dirigida aos alunos, o Júri elegerá três vencedores, que irão receber o valor pecuniário de 12.000 euros (1.º Prémio); 6.000 euros (2.º Prémio); e 2.000 euros (3.º Prémio) respectivamente, sendo que os professores terão, igualmente, direito a um primeiro, segundo e terceiro prémios, de valores iguais aos dos alunos. No âmbito da segunda secção do Prémio, direccionado às escolas ou agrupamentos escolares, serão também atribuídos um primeiro, um segundo e um terceiro prémios, nos valores de, respectivamente, 12.000 euros, 6.000 euros e 2.000 euros.

O Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia é a primeira iniciativa da Cotec e 41 dos seus Associados, em parceria com o Ministério da Educação, no âmbito do Movimento Transforma Talento Portugal. Os vencedores serão anunciados no último trimestre do ano, no Encontro Nacional de Inovação Cotec.

Movimento nacional Portugal, País de Excelência em Engenharia

A necessidade de chegar ao máximo de alunos, escolas e professores, de forma a potenciar o impacto e os resultados esperados do Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia da Cotec, impulsionou a criação de um Movimento nacional com a mesma designação. Deste Movimento fazem parte também outros Prémios, lançados por diferentes organizações, que se mantêm focados na área global de engenharia.

Espera-se que o Movimento Portugal, País de Excelência em Engenharia e os prémios a ele associados contribuam para um ensino (desde logo no nível básico) com uma acentuada componente experimental, o que se acredita poderá instituir uma atitude colectiva mais favorável à inovação e ao empreendedorismo, com destaque para o desenvolvimento e formação de profissionais de engenharia e ciência, essenciais em economias que competem à escala global.

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, partilhando das preocupações da Cotec, da qual é associada, e unindo-se ao Movimento Portugal, País de Excelência em Engenharia, criou o Prémio Excelência em Engenharia, na área geográfica dos Municípios associados à Lipor – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde dirigido a alunos, professores e escolas do terceiro ciclo do ensino básico. Aos alunos ou grupos de alunos que apresentem os melhores projectos e/ou produtos nas áreas de Ambiente e Resíduos Sólidos serão atribuídos um primeiro, um segundo e um terceiro prémios, nos valores de 2.000 euros, 1.000 euros e 500 euros, respectivamente. Tal como no Prémio Cotec também às escolas ou agrupamentos escolares serão atribuídos prémios pecuniários no mesmo valor.

Mais informações:

www.premioengenharia.pt

www.facebook.com/premioengenharia

www.lipor.pt

A Cotec Portugal – Associação Empresarial para a Inovação é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão “promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país”. Para o efeito conta com o apoio dos seus associados e mantém uma ligação privilegiada com todas as entidades que integram o Sistema Nacional de Inovação.

Foi constituída em Abril de 2003, correspondendo a um repto do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Mantém desde então uma ligação muito estreita com a Presidência da República Portuguesa, sendo o cargo de Presidente da Assembleia-Geral exercido pelo próprio Presidente da República. Conta com 366 Associados, 252 dos quais integram a Rede PME Inovação Cotec.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CITAB promove webinar gratuito sobre mel monofloral na prevenção e tratamento da Covid-19

Partilhar              O CITAB — Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas promove um webinar sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.