Início / Empresas / Alunos do IPCA têm jogo na final dos prémios PlayStation Portugal

Alunos do IPCA têm jogo na final dos prémios PlayStation Portugal

Um videojogo desenvolvido por estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, foi seleccionado para a final da 1ª edição dos Prémios PlayStation Portugal, destinado a eleger o melhor jogo de 2015. Intitulado “Raiders Pursuit”, o projecto está a ser desenvolvido por quatro alunos do 3º ano da licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e um do curso de Design Gráfico.

Os prémios são uma iniciativa da PlayStation Ibéria e visam distinguir projectos independentes, originais e com qualidade para poderem ser tornados realidade. O concurso é aberto à participação de pequenos estúdios, equipas de estudantes universitários e jovens programadores portugueses, assim como empresas que tenham facturado menos de 100 mil euros em 2014.

O projecto “Raiders Pursuit” foi desenvolvido por André Cardeira, Bruno Silva, Filipe Camacho e Rui Fernandes, todos eles estudantes de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. A equipa integra, ainda, Rafael Cruz, aluno da licenciatura de Design Gráfico da Escola Superior de Design do IPCA.

O jogo simula um futuro relativamente próximo (2100-2200), onde um novo “boom” tecnológico permitiu à humanidade expandir o seu território para fora do planeta Terra. Como para haver progresso são necessários sacrifícios, muita tecnologia foi abandonada por viajantes espaciais, na forma de peças, armas e sucata. Os jogadores irão entrar na pele de um destes mercenários, competindo juntamente com um parceiro pelos recursos no mapa de jogo contra uma equipa de outros dois jogadores.

A equipa vencedora do Melhor Jogo de 2015, categoria principal dos Prémios PlayStation Portugal, vai receber 10 mil euros em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, a possibilidade de o publicar na PlayStationNetwork para a PS4, um kit de desenvolvimento da PlayStation 4, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation, avaliada em 50 mil euros, e ainda um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projecto durante 10 meses.

Serão ainda atribuídos outros prémios que visam distinguir o Jogo Mais Inovador, a Melhor Arte, a Melhor Utilização das Plataformas PlayStation, o Melhor Jogo infantil e o Prémio PlayStation da Imprensa.

O resultado dos Prémios PlayStation Portugal deverá ser conhecido no final do corrente mês de Janeiro. No total, concorreram 50 projectos, tendo sido seleccionados os melhores 10 para a final.

Além do videojogo “Raiders Pursuit”, tinham passado à fase anterior outros dois projectos desenvolvidos por estudantes do IPCA, intitulados “Sword of Damocles” e “Septem Peccata”.

O teaser do jogo “Raiders Pursuit” pode ser visto em https://goo.gl/neCy0u.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Foodtech. Startup Lisboa abre candidaturas para a 5ª edição do From Start-to-Table

Partilhar              O From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para startups ligadas ao ecossistema da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.