Início / Agricultura / Alunos de Vila Verde e Braga assinalam Dia Internacional dos Direitos da Criança no Programa 5 ao Dia

Alunos de Vila Verde e Braga assinalam Dia Internacional dos Direitos da Criança no Programa 5 ao Dia

A 8.ª e 9.ª sessão, do ano lectivo 2019/2020, do Programa 5 ao Dia realizou-se na passada quarta e quinta-feira, dia 20 e 21 de Novembro, no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB).

Esta 10.ª edição do Programa, contou com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola EB S. Lázaro, do concelho de Braga, acompanhados pelos professores Maria de Fátima Fernandes e João Oliveira, e dos alunos da Escola EB Freiriz, do concelho de Vila Verde, acompanhados pelas professoras Maria Helena Gomes e Maria Helena Barbosa.

Os alunos do concelho de Vila Verde foram também acompanhados pelo vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Patrício Araújo e por Fátima Sousa da Divisão da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, que se associaram a esta participação no Programa 5 ao Dia, resultado de uma parceria estabelecida com o Município, através da Vereadora da Educação e Cultura, Júlia Fernandes.

Sementeira de leguminosas

Na semana em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos da Criança a equipa técnica do Programa 5 ao Dia do MARB dinamizou as actividades que constituem a matriz-base do Programa 5 ao Dia – “Sementeira de leguminosas”; “Elaboração de salada de frutas”; “Visualização de uma história Nutri Ventures – O Reino Laranja” e “Visita ao Mercado Abastecedor”, com acções de entretenimento e conhecimento alusivas a este tema, tendo a nutricionista Analisa Neto informado as crianças sobre a importância da Declaração dos Direitos da Criança, com especial destaque para o artigo 4.º onde refere que todas as crianças têm direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde e a uma alimentação adequada, objectivo perseguido pelo Programa 5 ao Dia.

Consumo diário de 5 frutos e/ou hortícolas

Realce-se que o Programa 5 ao Dia visa a promoção do consumo diário de 5 frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar, de modo a potenciar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas associadas à alimentação, nomeadamente a obesidade.

Os responsáveis pelo MARB salientam que se assinala no corrente ano de 2019, os 30 anos da aprovação da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, em 20 de Novembro de 1989, na Resolução 44/25 da Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo este um tratado que tem por objectivo a protecção de crianças e adolescentes de todo o Mundo. Tendo sido ratificado por quase todos os estados do Mundo, em Portugal foi ratificado em 21 de Setembro de 1990.

335 mil crianças vivem em risco de pobreza

Não obstante a evolução havida, esta temática continua a ter enorme actualidade, pois os dados do Instituto Nacional de Estatística de 2018, indicam que em Portugal existem ainda 335 mil crianças que vivem em risco de pobreza, sem acesso a cuidados de saúde de qualidade, alimentação adequada ou habitação digna.

Recorde-se que este programa é da responsabilidade da Associação 5 ao Dia, sendo coordenado na região Norte pelo MARB e pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a DSRN – Direcção de Serviços da Região do Norte, a DRAP Norte – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quarta e quinta-feira, dia 27 e 28 de Novembro, ocorrerá a 10.ª e 11.ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB S. Lázaro e EB S. João do Souto, do concelho de Braga, bem como dos alunos da escola EB 2/3 de Amares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.