A Altri fechou o exercício de 2020 com uma produção de 1,102 milhões de toneladas de pastas e com a produção de energia eléctrica renovável a partir de biomassa a atingir 732,6 GWh. As exportações de pasta de papel alcançaram 397,7 milhões de euros, conseguindo um resultado líquido de 35 milhões de euros.
O ano de 2020 fica marcado pelo início da pandemia Covid-19 que teve impacto na generalidade dos sectores económicos, com reflexo na actividade da Altri.
Apesar de tudo, no último exercício, a empresa conseguiu a sua melhor performance operacional de sempre, com as suas unidades de produção de pasta a conseguirem bater recordes de produção, atingindo 1,102 milhões de toneladas de pasta, uma variação de 0,3% face ao ano anterior. A produção de pasta papeleira de tipo BHKP atingiu 1,01 milhões, mais 1,3% que ano anterior, enquanto a produção de pasta solúvel ou DWP se situou nos 91,5 milhões, um recuo de 9,5% face a 2019.
Quanto a perspectivas futuras, a administração da empresa refere em comunicado que o actual contexto, “embora ainda marcado por um cenário de pandemia, é globalmente optimista a médio prazo, o que se tem traduzido num aumento da procura e, consequentemente, de aumento de preços”.
945,3 mil toneladas de pasta
No último exercício, a Altri exportou 945,3 mil toneladas de pasta, correspondendo a um volume de vendas ao exterior de 397,7 milhões de euros. A Europa continuou a ser o mercado mais relevante, absorvendo 59% da produção, seguido do mercado nacional, que garantiu 14%, com a Ásia a representar 9%. Os restantes mercados foram responsáveis pelo consumo de 18%.
Em termos de utilização, a pasta produzida pela Altri destinou-se maioritariamente ao segmento de tissue, com 58%. A restante produção destinou-se a impressão e escrita, com 19%, especialidades com 12%, têxtil com 9%, e o segmento de embalagens e outros a representarem 2%.
Energia eléctrica
A produção de energia eléctrica através de biomassa florestal, assegurada pela Greenvolt – Energias Renováveis, anteriormente designada Bioeléctrica da Foz, durante o ano de 2020, atingiu cerca de 732,6 GWh, correspondendo a um crescimento de 36% face ao ano anterior e também a um recorde de produção.
No quarto trimestre do ano, realizou-se a paragem de manutenção da principal unidade de produção, a Sociedade Bioeléctrica do Mondego, detida pela Greenvolt, e que tem uma capacidade instalada de 35 MW. Não está prevista qualquer paragem de manutenção desta unidade para 2021.
No ano de 2020, o Grupo Altri realizou investimentos líquidos de 37 milhões de euros. No final do ano, a dívida nominal liquida remunerada situava-se em 475,3 milhões de euros, menos 37,7 milhões de euros.
O conselho de administração da Altri vai propor à assembleia geral a distribuição de um dividendo por acção de 25 cêntimos.
Agricultura e Mar Actual