Início / Agenda / Alto Minho debate novas tecnologias de prevenção e combate aos fogos. 9 e 10 de Fevereiro em Arcos de Valdevez

Alto Minho debate novas tecnologias de prevenção e combate aos fogos. 9 e 10 de Fevereiro em Arcos de Valdevez

O Alto Minho acolhe, nos próximos dias 9 e 10 de Fevereiro, mais uma edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais, o “Alto Minho FireCamp 2023”, um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que colocará em destaque o uso das novas tecnologias na prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios.

A edição deste ano, que decorrerá no concelho de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do auditório.

Iniciativa vai debater novas tecnologias de prevenção e combate aos fogos e de reabilitação de áreas ardidas num contexto de mudança climática e de governança do risco

Realizado desde 2013, o “Alto Minho FireCamp” “é hoje reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática da gestão de riscos, constituindo um espaço de debate de excelência e de intercâmbio de conhecimentos e técnicas”, refere uma nota de imprensa da CIM Alto Minho.

Alterações climáticas em foco

E acrescenta que à semelhança das suas predecessoras, esta 5ª edição, comemorativa dos 10 anos desta iniciativa no Alto Minho, é dirigida aos responsáveis operacionais das diversas unidades de combate e prevenção e técnicos e responsáveis políticos de diversos países, sendo que, do ponto de vista temático, nesta edição, o destaque será dado ao fenómeno das alterações climáticas e à governança do risco.

A edição deste ano, que decorrerá no concelho de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes, seguirá o formato das edições anteriores, sendo constituída por dois dias dedicados ao que de melhor se faz em matéria de investigação, de prevenção e de combate/ gestão dos incêndios, através de um programa de elevado valor técnico que contará com a participação de vários oradores de diferentes nacionalidades e internacionalmente conceituados nos diversos domínios.

A organização realça que as inscrições encerram ao atingir a capacidade máxima do espaço para os 2 dias onde decorrerão as jornadas. Pode inscrever-se aqui. Programa aqui.

Para mais informações, pode contactar a CIM Alto Minho através do email altominho.firecamp@gmail.com ou do telefone ​+351 258 800 200.

O “Alto Minho FireCamp 2023” é uma actividade do projecto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, cujo desenvolvimento por parte da CIM Alto Minho conta com o apoio do PO SEUR.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.