Início / Featured / Almôndegas de cavala desenvolvidas no Politécnico de Leiria já estão nos supermercados

Almôndegas de cavala desenvolvidas no Politécnico de Leiria já estão nos supermercados

As almôndegas de cavala desenvolvidas pela docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria), Patrícia Borges, já estão disponíveis ao consumidor, nas grandes superfícies.

O produto, produzido em exclusivo pela empresa de Peniche, Receituarium, foi considerado o melhor produto do Programa Origens, na categoria Peixes, passando a ser comercializado pelo Intermarché.

O produto, que começou a ser desenvolvido em Novembro de 2015 pela chef Patrícia Borges, e chega agora às prateleiras das superfícies comerciais, é feito exclusivamente a partir de cavala, uma espécie de pescado sub-aproveitada, mas muito nutritiva. Combinando diferentes especiarias e outros ingredientes naturais da terra, e sem qualquer aditivo, é assim possível rentabilizar esta espécie, oferecendo ao consumidor um produto rico em ómega 3.

Este novo produto alimentar contribui ainda para escoar a captura de cavala, apresentando assim um elevado índice de sustentabilidade ambiental para a região de Peniche.

O programa Origens, exclusivo do Intermarché, dá apoio à produção nacional, contribuindo para apoiar produtores locais e o desenvolvimento regional, fazendo chegar ao mercado nacional produtos de qualidade, de todo o País, a preços competitivos.

Também nas cantinas escolares

Além de disponíveis nas superfícies comerciais, as almôndegas de cavala foram pensadas também, para estar disponíveis em cantinas escolares.

“Por se encontrarem na forma de almôndegas, é possível integrar muito bem esta espécie de pescado tão rica nutricionalmente na dieta das crianças, por vezes resistentes ao peixe”, diz Patrícia Borges. A docente destaca ainda a facilidade e rapidez com que o produto poderá ser confeccionado em casa, no dia-a-dia, por se apresentar ultra congelado.

Do ponto de vista nutricional, Patrícia Borges explica que “a cavala integra a classificação de peixe azul, rica em ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL). A cavala é ainda um peixe rico em vitamina A, B6, B12, C, D, E, bem como em sais minerais – cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.