Início / Agricultura / Alltech Crop Science Iberia lança #SoilFacts para realçar importância da saúde dos solos

Alltech Crop Science Iberia lança #SoilFacts para realçar importância da saúde dos solos

A Alltech Crop Science “aposta numa agricultura responsável e sustentável” e, por isso, lança #SoilFacts. Uma iniciativa para sensibilizar para a importância da saúde dos solos na produção de culturas sustentáveis.

Durante os próximos meses, a Alltech Crop Science fará uma série de publicações nas suas redes sociais e no seu site, em Portugal e Espanha, dando a conhecer este recurso agronómico muitas vezes desconhecido: o solo.

A iniciativa visa impactar não só técnicos e agricultores, para os quais foi desenvolvido um conjunto de conteúdos para os ajudar a adoptar uma gestão adequada e saber quais os benefícios do solo saudável, mas também pretende chegar à sociedade, fornecendo dados e curiosidades sobre o solo, muitas vezes desconhecidos ou surpreendentes, que ajudem a sensibilizar para a importância da preservação deste recurso natural limitado e essencial à produção de alimentos.

A saúde do solo é essencial para a saúde das plantas e para as culturas, diz a empresa em nota de imprensa, acrescentando que um solo saudável e uma gestão adequada do solo proporcionam: uma estrutura equilibrada com elevado teor de matéria orgânica, um microbioma equilibrado, elevada disponibilidade de nutrientes, desenvolvimento saudável da planta e das suas raízes, maior resistência a diferentes tipos de stress, aumento da produção com menos inputs e culturas mais rentáveis e sustentáveis.

“São muitos os factores que influenciam a produção agrícola, mas não podemos esquecer que a saúde do solo é crucial para que as culturas atinjam todo o seu potencial genético”. “Quando o uso excessivo de produtos químicos se reflecte na saúde do solo e na disponibilidade dos nutrientes, é crucial aceitar soluções naturais que revitalizem e restabeleçam os nutrientes do solo, bem como conhecer as relações entre os diferentes elementos que o compõem para agir em conformidade. Por conseguinte, estar ciente da importância de cuidar e de conservar a saúde do solo é um dos elementos que devemos ter em conta”, realça a Alltech.

#SoilFacts

Com #SoilFacts, a Alltech Crop Science Iberia procura sensibilizar para a importância da saúde do solo na produção de culturas sustentáveis.

Pode acompanhar as redes sociais da Alltech em Portugal (Facebook e Linkedin) para “saber muito mais sobre a saúde do solo, os solos supressivos e a produção de culturas sustentáveis, promovendo assim a importância de cuidar dos nossos solos. Juntos podemos criar uma comunidade que gere informação de valor para todo o sector”, diz a mesma nota.

E acrescenta que na Alltech Crop Science, “especialistas em saúde do solo, temos como objectivo conseguir o desenvolvimento de solos supressivos. A supressividade pode ser inerente ao próprio solo ou induzida pelo Homem, pelo que na Alltech Crop Science trabalhamos em conjunto com agricultores e produtores para que possam desenvolver um solo supressivo nas suas explorações”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.