Início / Agenda / Alfândega da Fé. Festa da Cereja abre a 8 de Junho com prémios e mostra de ovinos

Alfândega da Fé. Festa da Cereja abre a 8 de Junho com prémios e mostra de ovinos

A Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, abre ao público no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Junho de 2018. São três dias da Festa que vai já na 36ª Edição.

A Cereja vai estar em destaque com o “Prémio da Melhor Cereja”. O objectivo é incentivar a produção de cereja de Alfândega da Fé e promover as suas características. É neste sentido que foi feita uma candidatura a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes.

Para 2018, a autarquia dedicou o espaço especialmente aos produtos locais, com “montras personalizadas e mais atractivas”. Queijo e fumeiro, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, aromáticos e turismo vão ser as áreas temáticas em destaque na Tenda com 2.100m2.

Encontros de Pastores

Mas há mais: repetem-se o Encontro de Pastores, com mostra de ovinos e caprinos e a Meia Maratona da Cereja, uma modalidade em crescendo no concelho. Para os mais novos e famílias a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também showcookings e vários momentos de animação.

Gastronomia

Também a gastronomia vai estar em destaque com um espaço de restauração renovado para a Edição da Festa da Cereja 2018. Os visitantes vão poder apreciar pratos típicos, como a sopa das cegadas, caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurante e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear sobremesas com cerejas.

Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência gastronómica aos visitantes, numa parceria com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os 3 dias do certame.

Quanto a música, já há animação garantida. Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz de um dos mais antigos certames da região transmontana.

No âmbito da estratégia de afirmação turística de Alfândega da Fé, a organização disponibiliza visitas guiadas, mostrando aos turistas e visitantes toda a diversidade da oferta turística. Para tal basta contactar previamente o Posto de Turismo local, através do telefone 279 462 739.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.