A Câmara Municipal de Alcácer do Sal prevê avançar com a empreitada de beneficiação do Cais de Atracação da Margem Sul de Alcácer do Sal já no próximo mês de Março. Esta intervenção, cujo investimento por parte do Município ascende ao 57.213 euros, surge pela problemática apresentada actualmente pelo referido cais, que em situações de baixa-mar se torna inutilizável por não existir profundidade suficiente para acostagem e manobra de embarcações.
Explica a autarquia que, entre outros, está prevista a execução dos seguintes trabalhos: reposicionamento do cais existente, para que o mesmo possa ser utilizável em qualquer estado de maré e pelas embarcações utilizadoras do cais; instalação de passadiço flutuante, para acesso ao cais; instalação de ponte de acesso, para acesso ao cais.
Por outro lado, as obras contemplam ainda a instalação de armário de emergência no passadiço flutuante, para salvaguardar eventuais situações de risco.
Com um prazo de execução de 120 dias, esta obra vai ser co-financiada a 85% por fundos da União Europeia, obtidos pelo executivo camarário.
Agricultura e Mar Actual