Início / Agricultura / Albuquerque promete mais apoios e mais lucros para produtores de anona da Madeira

Albuquerque promete mais apoios e mais lucros para produtores de anona da Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje, 12 de Março, que haverá “novos apoios” para os produtores de anona, de modo a fazer “aumentar as margens de rendimento” destes. Miguel Albuquerque falava ao início da tarde deste domingo, durante a 32ª edição da Festa da Anona, que retomou a normalidade, após dois anos de interregno (só online) em 2021 e 2022, devido à pandemia originada pelo Covid-19.

O governante colocou, no seu discurso, a tónica na necessidade de “garantir aos produtores maiores margens de lucro”, garantindo que o seu Executivo está a trabalhar nesse aspecto. Mas, recordou que o elevado número de turistas – em 2022 tivemos o maior número de sempre, com 9,6 milhões de dormidas – que vem levando a uma maior aquisição do fruto a nível local, fez com que houvesse menos fruto para exportar, em 2022.

“Uma valorização à qual compete dar seguimento, reforçando produção e margens de lucro, de modo que a sua produção seja cada vez mais apetecível”, considera o Executivo madeirense, com Miguel Albuquerque a garantir que a aposta na exportação da anona, através da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, “é para continuar,” logo que a produção retome os índices anteriores a 2020, mas “com ainda maior margem de lucro”.

Falando para uma multidão que acorreu ao Faial, para participar no evento promovido pela Casa do Povo local, com o apoio da Secretaria da Agricultura, o governante lembrou que 2021 foi um ano muito difícil para a produção de anona, que foi atingida pela denominada lapa branca. Uma doença que fez com que a produção acabasse por ser bastante inferior à de 2020 e, sobretudo, à de 2019. A produção, entretanto, está a retomar a normalidade, após intervenção dos técnicos da Secretaria Regional da Agricultura, no controlo da doença.

A 32ª edição da Festa da Anona arrancou ontem e termina hoje, 12 de Março, organizado pela Casa do Povo do Faial e a Comissão de Agricultores com o apoio do Governo Regional da Madeira, Câmara Municipal de Santana e Junta de Freguesia do Faial.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.