Início / Mar / Construção Naval / Albuquerque: Portugal tem tudo para ser “hub de excelência” nos portos, transporte marítimo, logística e reparação naval

Albuquerque: Portugal tem tudo para ser “hub de excelência” nos portos, transporte marítimo, logística e reparação naval

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque defendeu hoje, 12 de Maio, que “Portugal tem todas as condições para ser um hub de excelência na área dos portos, dos transportes marítimos, na logísticas e reparação naval”. E salientou que a Madeira está a “dar importantes passos nesse sentido”, com a criação do Hub Azul no Caniçal, hoje apresentado, em evento que decorreu no salão nobre.

O líder do Executivo madeirense defende que “Portugal deveria ter todas as condições para, à semelhança do que aconteceu com Canárias, que tem um hub de excelência no Atlântico, ser um país liderante na área dos portos, dos transportes marítimos, na logística e na engenharia e reparação naval”. Onde, aliás, lembrou, “Portugal foi, durante muitos anos, um exemplo a nível mundial”, avança uma nota de imprensa do Governo Regional.

Mas considera que tal “só pode acontecer se houver vontade política”, reforçando que “Portugal deveria assumir um papel central na interface entre a América, a Europa, o Canal do Panamá, a América do Sul e a América do Norte, para além de África”. E, para isso, avisa, “é essencial modernizar e qualificar os seus meios, fazer uma aposta na internacionalização dos seus armadores e na sua indústria”.

Reparação naval

“Quando falamos dos portos temos também de falar da reparação naval. Portugal teve empresas como a Lisnave e a Setenave, que foram empresas liderantes e hoje a reparação naval está muito ligada á tecnologia», enfatizou, igualmente. Segundo Miguel Albuquerque, o País tem todas as condições, devido à sua localização estratégica, para ser um dos hubs, nesta área, na Europa.

E fez ainda questão de rejeitar teses de que apontam para perda de importância dos transportes marítimos e dos portos, afirmando que “os transportes marítimos são cada vez mais importantes, os portos são cada vez mais importantes, a reparação naval é cada vez mais importante”.

Startup’s da economia azul

Por outro lado, dirigindo-se aos presentes na sala, onde estavam vários dos interessados em promover startup’s na área da Economia Azul, afirmou esperar que aqueles gostem das instalações do Caniçal.

“A nossa ideia é criarmos aqui, na Madeira, um hub importante de startup’s da economia azul. A StartUp Madeira está aqui para vos apoiar em tudo o que for necessário e penso que vai ser um sucesso, até porque as instalações do Caniçal estão quase prontas e espero que possam vir cá para a Madeira, desenvolver projectos nas startup’s e, depois, nas futuras empresas. Qual é a vantagem de terem as empresas na Madeira? Para além da qualidade de vida, têm a vantagem de pagarem impostos reduzidos”, salientou Miguel Albuquerque.

O Hub Azul a criar no Caniçal é uma parceria entre o Governo Regional, a StartUp Madeira, a APRAM — Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, a ARDITI — Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, a SDM — Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, o IDE — Instituto de Desenvolvimento Regional (entidades públicas) e o Fórum Oceano.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Inspectores de navios de São Tomé e Príncipe treinam na DGRM

Partilhar               A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que esta semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.