Início / Empresas / Albergaria-a-Velha promove certificação de boas práticas de reciclagem nas empresas do concelho

Albergaria-a-Velha promove certificação de boas práticas de reciclagem nas empresas do concelho

O Município de Albergaria-a-Velha, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, está a desenvolver um processo de certificação das empresas locais com base nas boas práticas que implementam no âmbito da reciclagem. A iniciativa insere-se no âmbito do projecto “Albergaria-a-Verde Recicla” e todas as empresas com sede ou filial no concelho podem requerer a certificação até 31 de Dezembro de 2021.

“Assumindo um compromisso claro com as gerações futuras”, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha tem vindo a desenvolver um “conjunto de políticas ambientais marcadas pelo desenvolvimento sustentável, procurando, no presente, preservar e valorizar o meio ambiente, adoptando medidas de combate e de adaptação às alterações climáticas”, refere fonte institucional da autarquia.

Certificação “Albergaria A-Verde Recicla”

Neste contexto surge a certificação “Albergaria A-Verde Recicla”, um instrumento que, através da diferenciação positiva do tecido empresarial do concelho, “permitirá estabelecer uma dinâmica continua e sustentável de mudança comportamental, cujos impactos se estenderão muito para além do ecossistema do espaço de trabalho”.

A obtenção do certificado “Albergaria A-Verde Recicla” obriga a que as empresas demonstrem a implementação, nos seus espaços, de um conjunto de requisitos que vão dar origem a um dos dois certificados disponíveis, o Certificado Silver ou o Certificado Gold.

Para o Certificado Silver, os candidatos devem disponibilizar ecopontos nas instalações e possuir um dos seguintes requisitos: ser aderente da recolha selectiva porta-a-porta ou proceder ao encaminhamento de resíduos para centros de reciclagem ou ter efectuado, pelo menos, uma acção de sensibilização/formação junto dos colaboradores.

No caso do Certificado Gold, as empresas devem, de forma cumulativa, ter ecopontos nas instalações, serem aderentes da recolha selectiva porta-a-porta (ou proceder ao encaminhamento de resíduos para centros de reciclagem) e terem efectuado, pelo menos, uma acção de sensibilização/formação junto dos colaboradores.

O Município de Albergaria-a-Velha “está empenhado, pela sua acção, em ser um contribuinte activo para que as metas de reciclagem dos resíduos de embalagens possam ser alcançadas em benefício do ambiente, através de políticas próprias ou através da activação de medidas dinamizadoras da alteração comportamental”, acrescenta a autarquia.

Saiba tudo sobre a certificação “Albergaria A-Verde Recicla” aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.