Início / Agenda / AJAP promove Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor

AJAP promove Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promove, ao longo dos próximos meses, o Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor, levando a sete concelhos de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira o debate sobre as oportunidades do PDR 2020, a análise de peritos em investimento agrícola e testemunhos locais de entidades, empresas e Jovens Agricultores de sucesso. A AJAP estará assim em Caminha, Faro, Peso da Régua, Nelas, Estremoz, Funchal e Lisboa.

A primeira conferência realiza-se a 21 de Abril, em Caminha, no Teatro Valadares, às 14h30, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e do Crédito Agrícola do Noroeste. Presente estará o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que irá presidir à sessão de abertura da Conferência.

Os oradores convidados são Miguel Freitas, conhecido especialista em assuntos agrícolas europeus, Pedro Santos, consultor de projectos de investimento agrícola da empresa Consulai, e José Martins, jovem agricultor da empresa Raiz da Terra.

“O novo programa PDR 2020 já começou e, neste momento, urge unir esforços, convergir estratégias e objectivos, continuar a apostar de forma sólida e responsável no rejuvenescimento do sector agrícola, e organizar o mais possível as diferentes formas de comercialização das produções dos nossos agricultores. Consciente destas dificuldades e das oportunidades que se colocam aos agricultores, nomeadamente aos Jovens, a AJAP lança este ano o seu primeiro “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor”. Queremos debater, analisar e encontrar soluções num debate amplo e aberto, onde além de especialistas, o público em geral também é convidado a participar», afirma Firmino Cordeiro, director-geral da AJAP.

Miguel Alves, autarca de Caminha e anfitrião da primeira Conferência considera que “é uma distinção para o concelho de Caminha acolher o Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor, em primeiro lugar porque a AJAP é a entidade que mais se tem preocupado em promover o empreendedorismo dos jovens que na agricultura procuram o seu modo de vida, em segundo lugar, porque os temas da conferência, certamente, estimularão o interesse dos jovens do concelho, e mesmo do Alto Minho, pela actividade agrícola”.

Cultura do kiwi

O sector agropecuário do Alto Minho dá mostras de dinamismo, com novas iniciativas a surgirem nos últimos anos e algumas com grande sucesso, nomeadamente nas áreas da horticultura e da floricultura em estufa ou ainda da kiwicultura.

“Caminha tem condições no domínio da agricultura para proporcionar aos jovens uma actividade rentável. É necessário que a opção se faça nas culturas que melhor se adaptem em termos ecológicos e de estrutura da propriedade. Consciente disso, o Município tem promovido uma série de encontros/debate dirigidos para actividades que pensamos ser boas opções – pequenos frutos, kiwi, horticultura, transformados de porco. Têm sido debates muito participados e estamos certos que, com este evento da AJAP no concelho de Caminha, novas iniciativas surgirão”, diz o autarca de Caminha.

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro e da Magos Irrigation Systems.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.