Início / Agricultura / Aicep: vinhos, citrinos e frutos vermelhos são oportunidade de negócio na Noruega

Aicep: vinhos, citrinos e frutos vermelhos são oportunidade de negócio na Noruega

O mercado de retalho da Noruega tem várias oportunidades de negócio para as empresas agro-alimentares portuguesas. Segundo a Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, são elas os vinhos, cervejas, citrinos, frutos vermelhos, hortícolas, condimentos e molhos, mas também produtos de padaria e pastelaria.

São estas oportunidades que a Aicep acaba de publicar no “Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar na Noruega”. Uma publicação de carácter prático que identifica os principais produtos alimentares importados pela Noruega.

O documento identifica ainda aqueles produtos cujas compras ao exterior mais cresceram, as principais cadeias de retalho alimentar presentes no mercado e sinaliza as principais áreas de oportunidade no sector agro-alimentar. Inclui, ainda, uma abordagem das questões regulamentares relacionadas com o sector.

A Noruega em números

A Noruega é uma economia próspera, com um PIB per capita elevado, estimado em 2017, segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), em 75 039 USD.

Com uma população superior a cinco milhões de habitantes, é o quadragésimo maior importador mundial de produtos agro-alimentares e o décimo sétimo em termos europeus.

Retalho

O retalho alimentar está bastante consolidado, com hipermercados, supermercados e lojas discount com uma quota muito próxima dos 65%, seguidos pelas lojas de conveniência e bombas de gasolina.

A parcela de mercado das lojas especializadas em produtos alimentares e bebidas situa-se em torno dos 12,5%, mas o aparecimento de novos e pequenos retalhistas com ofertas de nicho, poderá ter impacto no mercado pela erosão de alguns segmentos dominados pelos maiores retalhistas.

Exportações portuguesas

Em 2016, Portugal foi o trigésimo oitavo fornecedor de bens agro-alimentares ao mercado, com 23,7 milhões de euros. Nas compras norueguesas a Portugal destacam-se os vinhos e os frutos vermelhos. Existe, contudo, um vasto leque de produtos com oportunidades no mercado, dizem os técnicos da Aicep.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.