Início / Apoios e Oportunidades / Aicep publica ficha sobre estabelecimento de empresas no Japão

Aicep publica ficha sobre estabelecimento de empresas no Japão

A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar o documento “Japão – Estabelecimento de Empresas” (Março 2017), no qual disponibiliza informação sobre o quadro legal de diversas áreas relevantes para o investimento estrangeiro (ex.: regime jurídico de investimento estrangeiro; constituição de empresas; sistema laboral; enquadramento fiscal; incentivos), procurando facilitar a tomada de decisão por parte dos potenciais investidores portugueses.

Paralelamente, apresenta alguns indicadores relativos ao ambiente de negócios neste país, de acordo com a metodologia Doing Business, proposta pelo World Bank, encontrando-se o Japão na 34ª posição em 2017 tendo descido duas posições relativamente ao Doing Business’ 2016 (num total de 190 economias).

Em termos de condições legais de acesso ao mercado, o Japão possui um regime de investimento estrangeiro liberalizado, em que não existem, em regra, sectores de actividade vedados ao investimento estrangeiro, nem necessidade de formalidades especiais por parte dos não-residentes (apenas a notificação prévia junto do Banco Central em casos especiais).

Programas de apoio

O Japão disponibiliza um conjunto diversificado de programas de apoio a nível governamental, regional e local, abrangendo o suporte de custos de estabelecimento, atribuição de vantagens fiscais e financeiras, nomeadamente, por localização fora da capital, aposta em sectores de R&D, contratação e destacamento de trabalhadores e profissionais altamente qualificados.

No que concerne à presença portuguesa, é esta ainda residual, sendo que incide, sobretudo, nos setores farmacêutico e energias renováveis.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.