Início / Agricultura / Aicep publica Ficha de Mercado da Suécia

Aicep publica Ficha de Mercado da Suécia

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de publicar a “Ficha de Mercado da Suécia” (Março de 2018), na qual faz uma análise da economia do país, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

A Suécia é, actualmente, uma das economias mais desenvolvidas, competitivas e modernas do Mundo, conciliando um sistema assente nas tecnologias de ponta com um extenso leque de benefícios sociais e elevados padrões de vida, salientam os analistas da Aicep.

O país representa, no âmbito da União Europeia (UE), a 6ª maior economia (em termos de Produto Interno Bruto a preços de mercado) e a 3ª no que respeita ao PIB per capita. “A excelência do país em termos de investigação e desenvolvimento (I&D) faz da Suécia uma localização atractiva para investidores internacionais em alta tecnologia”, adiantam os técnicos da Agência.

Crescimento de 2,7%

Em 2017, e segundo o Economist Intelligence Unit (EIU) a economia sueca terá crescido 2,7%, impulsionada pelo investimento interno e pelas exportações. Para 2018, a mesma fonte projecta que a economia se mantenha estável, crescendo 2,6%, devendo, para o período 2019-2022, crescer a uma taxa média anual de 2,3%.

No que se refere ao comércio de bens, a Suécia é um parceiro relativamente importante para Portugal, surgindo, em 2017, no ranking de clientes, na 15ª posição, com uma quota de mercado de 0,91%, e no de fornecedores, igualmente na 15ª posição, com uma quota de mercado de 0,94%.

No período de 2013-2017, a balança comercial luso-sueca foi sistematicamente desfavorável a Portugal registando, em 2017, um défice de 147 milhões de euros.

Exportações portuguesas

As exportações portuguesas para a Suécia apresentavam, em 2017, um grau de concentração relativamente elevado, uma vez que apenas dois grupos de produtos – máquinas e aparelhos (15,6%) e vestuário (15,5%), – representaram 31,1% (31% em 2016) do valor global expedido para aquele mercado.

A Suécia, como membro da União Europeia (UE), é parte integrante da União Aduaneira, caracterizada, essencialmente, pela livre circulação de mercadorias e pela adopção de uma política comercial comum relativamente a países terceiros.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

ForProtect lança guia sobre a processionária do pinheiro

Partilhar             more  A equipa do grupo ForProtect — Protecção, Restauro e Serviços em Ecossistemas Florestais e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.