© AHSA

AHSA leva à Faceco barómetros sobre escassez de água e gestão da imigração

A AHSA — Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur vai marcar presença em mais uma edição da Faceco – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorre de 18 a 20 de Julho, em São Teotónio, numa organização da Câmara Municipal de Odemira. A Associação leva actividades para todas as idades e destaca as conclusões dos seus barómetros sobre escassez de água e gestão da imigração.

Tal como em anos anteriores, a AHSA contará com um stand próprio, localizado nas tendas E26, E27 e E28, onde dará continuidade à sensibilização para três eixos centrais da sua actuação: as pessoas, a água e a biodiversidade.

Esta presença será, ainda, “uma oportunidade para reforçar publicamente as principais conclusões dos mais recentes barómetros da AHSA, nomeadamente no que toca à escassez de água e à necessidade de uma gestão eficaz e integrada da imigração, factores estruturantes para o futuro da agricultura no sudoeste alentejano”, refere uma nota de imprensa da Associação.

Ao longo dos três dias de feira, o stand da AHSA propõe uma série de actividades para todas as idades. Em destaque, a preparação de “bombas de sementes” – uma actividade interactiva que visa promover a consciência ecológica através da plantação de espécies autóctones – e o desenho livre “A agricultura pela mão dos mais pequeninos”, que convida as crianças a expressarem a sua visão da agricultura de forma criativa.

Os visitantes poderão, ainda, refrescar-se com limonada da horta, preparada com produtos locais, participar num quiz com oferta de brindes e degustar fruta da região, numa mostra que celebra a qualidade e a diversidade da produção hortofrutícola local.

© AHSA

Recorda a mesma nota que a Faceco “é um evento de referência no Alentejo Litoral, que visa promover o concelho de Odemira através da valorização das suas actividades económicas, culturais e sociais. A feira reúne dezenas de expositores e atrai anualmente milhares de visitantes, constituindo-se como uma montra privilegiada do dinamismo do território e das suas gentes”.

A presença da AHSA na Faceco insere-se na sua “missão de promover as boas práticas agrícolas sustentáveis, valorizar os recursos endógenos e contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental do território”.

A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, fundada em 2004 por empresas que operam no Perímetro de Rega do Mira, abrange uma área de 12 mil hectares para agricultura, com apenas 58% em uso, sendo 33% dedicados à horto-fruticultura e apenas 12,5% com culturas em regime coberto.

A Associação conta com cerca de 40 empresas associadas, focadas na “qualidade, eficiência e exportação para os mercados europeus. Estas empresas são reconhecidas pela sua conformidade com padrões rigorosos, tanto técnicos quanto ambientais e sociais, visando o bem-estar dos colaboradores e comunidades locais, e baseando as suas operações na sustentabilidade ambiental”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.