Início / Agricultura / Agrotecnologia no Brasil: serviços de informações para pequenos agricultores

Agrotecnologia no Brasil: serviços de informações para pequenos agricultores

A agricultura é um dos sectores económicos mais importantes da América latina. O Brasil, com a sua grande área de cultivo, abundante luz solar e fontes naturais, não é uma excepção. O sector agrícola representa mais de 4% do valor anual do Produto Interno Bruto (PIB) e 9% da população empregada.

O Brasil é o quarto produtor alimentar do Mundo e o primeiro produtor agrícola. Os produtos agrícolas como soja, milho, açúcar de cana e arroz constituem 90% da área agrícola total. O país é um dos maiores produtores e exportadores destes bens, excluindo o arroz. Entre as exportações agrícolas mais importantes do país encontram-se a soja, o açúcar, o frango, carne de boi ou produtos derivados, café não torrado, milho, jugos de frutas e vegetais, tabaco, carne de porco ou derivados.

O mercado agrícola brasileiro está entre os maiores do Mundo e a sua expansão nas últimas décadas está fortemente ligada às melhorias tecnológicas inovadoras, permitindo o aumento de produção com menor uso da terra, exigindo soluções para continuar a crescer e expandindo-se para cumprir o papel do país na alimentação do Mundo.

A EOS Data Analytics (EOSDA) é um fornecedor global de análise de imagens de satélite alimentado por inteligência artificial (IA). Opera em parceria com organizações governamentais, comerciais e científicas, com o objectivo de satisfazer as necessidades de 22 tipos de indústrias, incluindo a agricultura, mineira, oleosa e militar. Assim, a EOSDA revela os desafios emergentes do planeta de antemão para ajudar a tomada de decisões inteligentes nestes sectores.

A companhia anunciou o seu plano de lançar 7 satélites ópticos EOAS SAT numa órbita baixa para o ano de 2024. Ao lançar a sua própria constelação de imagens de satélite, a empresa visa estabelecer uma produção vertical completa de dados de satélite – desde a colecta directa de imagens até o processamento, análise e entrega.

Além disso, a EOSDA anunciou a parceria com StarkSat, um dos principais fornecedores de soluções agrícolas de precisão na América latina, para distribuir a tecnologia de monitoramento por satélite na América do Sul. Assim, os agricultores brasileiros, argentinos e paraguaios poderão ter acesso às últimas inovações agrícolas de precisão com o objectivo de melhorar a produtividade agrícola na região.

Neste contexto, o produto principal da EOSDA, o EOS Crop Monitoring, é um serviço de satélite online para a agricultura de precisão que permite aos agricultores obter conhecimentos valiosos sobre o estado das culturas usando um único aplicativo. A EOS Crop Monitoring é uma plataforma criada pela EOAS Data Analytics que permite monitorar o campo quase em tempo real, permitindo englobar num único lugar toda a informação útil sobre os cultivos assim como a saúde dos cultivos, as condições meteorológicas, a rotação de cultura, as actividades no campo, a elevação ou a umidade de solo.

Eis alguns dados estatísticos da EOS Crop Monitoring:

1. O top 5 de países com EOS Crop Monitoring por clientes adquiridos para todos os tempos (não apenas 2021) é:
Brasil: 12.602
EUA: 8.603
Ucrânia: 7.152
Argentina: 6.761
Índia: 5.754

2. O top 10 de países com EOS Crop Monitoring por quantidade de campos adicionais a serem monitorados:

Brasil: 4.922.187
Espanha: 3.313.318
Argentina: 2.611.041
Ucrânia: 1.130.104
EAU: 924.081

*O número próximo ao país acima representa o número de hectares totais adicionados pelo cliente de um país específico.

As funcionalidades do EOS Crop Monitoring são inumeráveis. A plataforma fornece informação valiosa sobre os cultivos quase em tempo real para assim permitir aos agricultores detectar as ameaças ou necessidades logo e tomar decisões informadas, poupando tempo e dinheiro ao mesmo tempo que aumenta a produtividade. A precisão é a sua característica principal. As tarefas dos batedores e as actividades no campo podem ajustar-se dependendo das necessidades e situação meteorológica actual, baseando-se inclusive nos dados históricos. Ao englobar toda a informação num único lugar, todos os participantes do processo agrícola poderão confirmar a informação quando quiserem e cada um terá a acessibilidade que o proprietário quiser. A plataforma também pode ser utilizada no aplicativo móvel, com ou sem Internet.

Cada vez mais a tecnologia está presente em numerosos sectores e a agricultura não vai ficar de lado. Agora, os agricultores podem se beneficiar das vantagens que a tecnologia de precisão fornece para assim gerir de uma maneira muito mais eficiente o seu campo. A capacidade de ter todo tipo de informação sobre o estado das culturas permite aos agricultores reagir a tempo, tomar melhores decisões, fazer um bom uso dos recursos enquanto poupam dinheiro e tempo e aumentam a produtividade.

 
       
   
 

Verifique também

Produtores de cereais concordam com Montenegro: País tem capacidade para travar défice da balança comercial agrícola

Partilhar              As principais organizações de produtores de cereais regozijam-se com as recentes declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.