Início / Agenda / AgroTech Challenge une Portugal e Brasil na procura soluções para sector agrícola da Cova da Beira

AgroTech Challenge une Portugal e Brasil na procura soluções para sector agrícola da Cova da Beira

As inscrições para o AgroTech Challenge estão abertas, até dia 13 de Maio de 2022. Uma iniciativa promovida pelo Município do Fundão, Embaixada do Brasil, CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Baixa e empresa VeraTech, que irá premiar com cinco mil euros a equipa que apresentar a ideia mais inovadora.

O AgroTech Challenge visa promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas; previsão de geada utilizando a inteligência artificial; publicação de actividades agrícolas em blockain; e contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

Podem participar estudantes, professores, investigadores, startups e empresas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através de formulário disponível aqui.

Além do primeiro prémio, a segunda melhor ideia terá como prémio um vale para incubação na Incubadora A Praça do Fundão durante um ano.

Após o término do prazo de inscrições, tem início o período de desenvolvimento, entre 13 de Maio e 15 de Junho, no qual uma equipa de mentores e profissionais especializados nas áreas do AgroTech irá apoiar, online, de forma personalizada, cada uma das propostas.

Apresentação dos premiados

No dia 17 de Junho, serão apresentadas as soluções e escolhidas as vencedoras do primeiro e segundo lugares num evento que terá lugar, às 11h00, no Octógono – Incubadora A Praça, no Fundão.

O evento, aberto ao público em geral, irá decorrer num formato híbrido, presencial e virtual, mediante inscrição e terá como oradores alguns actores que apoiam o desenvolvimento do sector rural no nosso País, como Miguel Leão, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, do SFColab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura; e Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Este concurso representa ainda a oportunidade dos participantes conhecerem os agentes mais influentes do sector agrícola, descobrir as últimas tendências de mercado e criar sinergias com novos parceiros estratégicos.

O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

APDEA faz X Congresso na Escola Superior Agrária de Coimbra

Partilhar              O X Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e o IV Encontro Lusófono …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.