Início / Agenda / AgroSemana. Confagri com forte presença na principal Feira Agrícola do Norte de Portugal
AgroSemana 2016 - Gincana de Tractores Repsol

AgroSemana. Confagri com forte presença na principal Feira Agrícola do Norte de Portugal

A 6.ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte decorre de 30 de Agosto a 2 de Setembro, no Espaço AGROS.

Como vem sendo habitual, a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal “alia-se à AGROS contribuindo, assim, para o sucesso desta grandiosa Feira do Norte”.

Este ano, a Confagri com o apoio da AGROS, tem a seu cargo 2 iniciativas que “certamente serão do interesse de todos os representantes das Organizações Agrícolas do Sector que visitam esta feira de interesse nacional”, garante fonte da Confederação.

Poupar energia em cooperativas e explorações agrícolas

Um deles é o workshop “Poupar energia em cooperativas e explorações agrícolas”. Este evento que decorre no dia 30 de Agosto, quinta-feira, pelas 15h30, está aberto a todos os interessados e acontece no âmbito dos projectos europeus SCOOPE e MilKEE.

O Luís Calaim da Confagri fará a apresentação do projecto europeu SCOOPE, visando a partilha de conhecimentos sobre o desempenho energético numa agro-indústria e como melhorar a eficiência energética. O Domingos Godinho apresentará o projecto MilKEE que incide sobretudo no domínio da eficiência no uso de recursos e bioeconomia em explorações leiteiras.

No final haverá um debate onde todos os intervenientes poderão aprofundar os conhecimentos sobre estas áreas.

Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações Agrícolas

Por outro lado, a Confagri leva à AgroSemana o “Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações Agrícolas”, que decorre no dia 1 de Setembro, sábado, no Auditório 2 (espaço AGROS).

O início dos trabalhos agendado para as 10 horas está a cargo de José Capela, presidente da AGROS e de Joaquim Barreto, presidente da Comissão Agrícola e Mar da Assembleia da República.

Contando com técnicos e dirigentes especializados destas áreas, neste encontro irão debater-se temas de relevância e actualidade, visando sobretudo, a partilha e intercâmbio de experiências entre os representantes das Organizações Agrícolas do Sector, com destaque para o Novo Código Cooperativo, as Boas Práticas de Governança, os apoios ao financiamento do sector agrícola, a PAC pós 2020 e o recentemente publicado Estatuto da Agricultura Familiar.

Luís Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, e o Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri irão encerrar os trabalhos, previsto para as 18 horas.

AgroSemana

A AgroSemana, que vai já na 6.ª edição, é uma feira que aposta cada vez mais nos negócios de cariz agrícola e afirmar-se como um dos eventos de referência do sector a nível nacional.

A Feira tem como principal objectivo criar uma plataforma privilegiada de negócios, contactos e de troca de conhecimentos e experiências.

Das múltiplas actividades habituais que fazem desta uma Feira ímpar, o grande destaque da edição deste ano será a realização do Agrolympics Europeu que, pela primeira vez em Portugal, reunirá mais de 100 estudantes agrícolas de vários países europeus, num espírito de competição saudável, testando a sua perícia e capacidades em diversas provas de cariz agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Lagoa assume presidência da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho

Partilhar             more  A AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho era presidida pelo município do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.