A X edição da AgroGlobal, a principal feira agrícola ibérica voltada para profissionais, realiza-se de 9 a 11 de Setembro de 2025, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém. Mas, quatro meses do certame, está já confirmada a presença de 300 empresas e 25.000 profissionais.
“Para aqueles que já não se lembram, tudo começou em 2009, como ‘Feira do Milho’, com cerca de 40 empresas participantes. Chegamos a 2025 com uma participação de 300 empresas e 25.000 profissionais, que mais uma vez (…) irão dar o seu melhor contributo para tornar este evento uma experiência muito enriquecedora ao nível da partilha do conhecimento, do networking e não menos importante, ‘semear negócios'”, diz o director-geral da AgroGlobal, Paulo Fardilha, em comunicação aos intervenientes da Feira.
E relembra que 16 anos após a primeira edição, “as razões que motivaram o seu sucesso, infelizmente mantém-se, o papel do agricultor na sociedade e na preservação do mundo rural, continuam a ser muito pouco valorizados. A actividade económica que está na primeira linha da segurança alimentar, continua a ser regulada, na UE [União Europeia], por uma PAC [Política Agrícola Comum] que tarda em agilizar-se para se adaptar às constantes mudanças e desafios num contexto geopolítico que actualmente desviou toda a atenção para a necessidade de investimento em defesa e segurança. E talvez, não a segurança alimentar”, realça Paulo Fardilha.
Relembre-se que as demonstrações e dinâmicas das culturas anuais do certame vão realizar-se nos campos da Quinta da Alorna. Mas, as áreas de culturas permanentes irão manter-se no CNEMA, com diversas demonstrações dinâmicas na vinha, olival, frutos secos, pomares, floresta, entre outros, permitindo aos visitantes conhecer de perto as últimas novidades e tecnologias aplicadas a cada cultura.
Saiba mais sobre a AgroGlobal 2025 aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
