Início / Agricultura / Agroalimentar já representa 9,2% dos bens exportados para a Colômbia

Agroalimentar já representa 9,2% dos bens exportados para a Colômbia

As exportações do sector agro-alimentar têm registado uma evolução significativa em particular nos últimos três anos, representando já 9,2% dos bens exportados para a Colômbia, num valor total de 4.130 milhões de euros, segundo dados processados pela Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Em 2013, Portugal apenas exportava para este novo mercado 305,8 mil euros, tendo as empresas portuguesas sabido aproveitar a abertura do mercado proporcionada pelo tratado de livre comércio celebrado entre a Colômbia e a União Europeia em 1 de Agosto de 2013, embora ainda se encontrem algumas categorias de produtos proibidas de exportar.

Produtos exportados

Neste momento já é possível encontrar no mercado colombiano, vinhos, cervejas e licores, frutas (pêra Rocha e maçãs), pescado e conservas, produtos lácteos, e produtos de pastelaria incluindo chocolates.

Com a abertura para breve às nossas exportações de enchidos/carne de porco, aves, e bovino transformadas, uvas, kiwis, nectarinas, cítricos e uvas de mesa, em processo de harmonização de procedimentos na União Europeia, a Aicep estima que “aumentem significativamente ainda mais as oportunidades de exportação para as empresas portuguesas do sector agro-alimentar”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.