Início / Agenda / Agrival. Feira Agrícola do Vale de Sousa regressa a Penafiel com mais de 350 expositores

Agrival. Feira Agrícola do Vale de Sousa regressa a Penafiel com mais de 350 expositores

A Agrival – Feira Agrícola do Vale de Sousa está de volta ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel de 18 a 27 de Agosto. A 42ª edição deste certame conta com mais de 350 expositores, quase todos repetentes, a promoverem os seus serviços e produtos, na maior feira agrícola do Norte e Centro de Portugal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “a Agrival são as pessoas. As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas, que nos visitam. São 10 dias felizes. Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias”.

Agricultura e gado

Numa área de mais de 25.000 m2, há espaço para a vertente mais tradicional, como a agricultura, o gado e o artesanato, mas também para outros sectores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil, entre outros, informa a autarquia em nota de imprensa.

Por outro lado, pelo palco “tradições” vão passar os concursos tradicionais de gastronomia da cebola, melão casca de carvalho, pão de ló e broa de milho, e os espectáculos e performances das “gentes da nossa terra”, como grupos etnográficos, escolas de dança, ginásios, entre outros.

Durante os 10 dias, e, para além da vertente expositiva e de animação, os milhares de visitantes têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas.

Destaque ainda para a entrada gratuita das famílias numerosas (com três ou mais filhos) mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s do concelho.

Feira Agrícola do Vale do Sousa

A Feira Agrícola do Vale do Sousa teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o actual, com a promoção exclusiva do sector agrícola e pecuário do Vale do Sousa. Ao longo dos anos, a Agrival foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje “na maior feira agrícola do Norte e Centro de Portugal”, realça a mesma nota.

E adianta que “com centenas de expositores e milhares de visitantes, é um certame auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta na componente de animação e lazer que proporciona aos seus visitantes”.

Toda a informação e possibilidade de adquirir bilhetes digitais aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Regionais Madeira. Iniciativa Liberal quer reactivar campos agrícolas experimentais de novas culturas

Partilhar              A Iniciativa Liberal da Madeira (IL Madeira) pretende “reactivar os campos agrícolas experimentais, potenciando a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.