Início / Agricultura / Agricultores do Sul reclamam “intervenção urgente” do Governo na electricidade verde para acautelar escassez de produtos alimentares

Agricultores do Sul reclamam “intervenção urgente” do Governo na electricidade verde para acautelar escassez de produtos alimentares

A direcção da ACOS – Associação de Agricultores do Sul alerta que o “aumento generalizado dos factores de produção para a agricultura” está “a inviabilizar a continuidade de muitas explorações agrícolas, especialmente pecuárias e de transformação agroalimentar”. Por isso, “reclama a intervenção do Governo no sentido de acautelar a escassez de oferta de alguns produtos agrícolas”.

Uma das medidas reclamadas pela ACOS é “uma verdadeira electricidade verde, como fundamental para evitar o colapso do equilíbrio entre a oferta e a procura, com a consequente subida dos preços, escassez de produtos e encerramento de explorações agrícolas. Por outro lado, a aposta na electricidade verde abre a porta a uma adequada transição energética”.

Em comunicado, a Associação de Agricultores do Sul explica que “face ao aumento generalizado dos factores de produção para a agricultura, designadamente combustíveis, adubos, rações, cereais, a que se junta a subida dos custos da energia eléctrica para valores que podem atingir o triplo do preço, os agricultores chamam a atenção para a inviabilização de muitas explorações agrícolas que deixam de ter condições para suportar o abrupto aumento dos encargos”.

Preços no consumidor já subiram

Por outro lado, acrescenta o mesmo comunicado, “o aumento dos custos de produção na agricultura já começa a sentir-se na subida dos preços ao consumidor, como é o caso do pão, frutas e legumes, entre outros”.

A ACOS chama assim “a atenção para a necessidade de intervenção urgente das estruturas governativas como forma de evitar rupturas graves quer a nível da produção, quer a nível do consumo de produtos agroalimentares”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Captura de de pescado aumenta 67% em Novembro de 2021

Partilhar               O volume de capturas de pescado em Portugal, em Novembro de 2021, aumentou 66,7% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.