Início / Agricultura / Agricultores de Castelo Branco valorizam a reposição da medida electricidade verde mas pedem implementação rápida

Agricultores de Castelo Branco valorizam a reposição da medida electricidade verde mas pedem implementação rápida

A ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, assinala “com satisfação” que na alteração do Orçamento de Estado para 2020 foi contemplada uma proposta de reposição da Electricidade Verde. “Esta medida, há muito reivindicada por esta Associação, vai contribuir para a redução dos custos de produção, beneficiando os produtores e facilitando o escoamento dos produtos agrícolas”.

No entanto, aqueles agricultores alertam: “considerando a importância desta medida, a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, apela ao Ministério da Agricultura que no mais curto espaço de tempo proceda à sua implementação”.

E defendem ainda que “esta importante medida para o sector agro-florestal se mantenha no futuro”.

Segundo o texto que consta na alteração do Orçamento de Estado aprovado para 2020, é reforçado o orçamento do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas para assegurar a operacionalização do apoio aos custos com a electricidade nas actividades de produção, armazenagem, conservação e comercialização de produtos agrícolas e pecuários, a atribuir a agricultores, produtores pecuários, cooperativas agrícolas e organizações de produtores.

O valor do apoio a conceder corresponde a:

  • 20 % do valor da factura para as explorações agrícolas até 50 ha, ou explorações agropecuárias com até 80 cabeças normais;
  • 10 % do valor da factura para as explorações agrícolas com área superior a 50 ha, explorações agropecuárias com mais de 80 cabeças normais e cooperativas e organizações de produtores.

Ver também:

OE 2020 volta a contemplar a electricidade verde. Agricultores agradecem

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.