Início / Agricultura / Agricultores açorianos vão ter 130 acções de formação

Agricultores açorianos vão ter 130 acções de formação

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 7 de Julho, na Lagoa, em São Miguel, que a formação é essencial para a aquisição de mais e melhores competências pelos agricultores, anunciando que está prevista para este ano a realização de 130 acções de formação, que vão abranger cerca de 2.000 formandos.

“Só com mais e melhor formação os agricultores ficam mais bem habilitados a dar resposta aos desafios que o sector atravessa, a dar resposta à melhoria da competitividade e do rendimento das suas explorações”, afirmou João Ponte, que falava na sessão de abertura de um curso de aplicador de produtos fitofarmacêuticos.

O titular da pasta da Agricultura salientou que a formação para aplicador de produtos fitofarmacêuticos é essencial do ponto de vista da segurança de quem aplica os produtos, da segurança de terceiros e, sobretudo, da qualidade alimentar dos bens que são produzidos, seja para consumo próprio, seja para venda.

220 acções em 2016

“Esta formação insere-se num plano global de formação que o Governo Regional desenvolve na área da agricultura”, frisou João Ponte, acrescentando que, só em 2016, foram realizadas mais de 220 acções de formação, que abrangeram cerca de 5.700 formandos.

Na sua intervenção, o secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou que, devido a “um regime excepcional e transitório”, é possível, com uma formação inicial de quatro horas, habilitar os formandos, com aproveitamento, a adquirir e aplicar produtos fitofarmacêuticos até 31 de Dezembro de 2019. Até esta data, a Região e as empresas privadas certificadas vão promover acções para completar a segunda parte desta formação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende mais de 4 toneladas de polvo em entreposto frigorífico em Coimbra

Partilhar              A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 4 toneladas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.