Início / Agricultura / Agricultores açorianos recebem 85% dos apoios do PRORURAL+ em Setembro para “reposição” de rendimento perdido “por opção do anterior Executivo”

Agricultores açorianos recebem 85% dos apoios do PRORURAL+ em Setembro para “reposição” de rendimento perdido “por opção do anterior Executivo”

Os agricultores açorianos vão receber, em Setembro próximo, o pagamento “de 85% dos apoios relacionados com o PRORURAL+”, nomeadamente, as medidas agroambientais e as antigas indemnizações compensatórias. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 5 de Agosto, na Ribeira Grande, pelo secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura.

Após um encontro com a Federação Agrícola dos Açores, António Ventura frisou que este pagamento se prende com a “reposição de rendimento perdido por parte dos agricultores açorianos, por opção do anterior Executivo”.

Segundo António Ventura, “em 2018, os prémios desceram por escalão de hectare” e, agora, o Governo Regional decidiu assim repor “esses prémios, por uma questão de justiça, e abrir candidaturas para novos produtores e novas áreas”.

Nesse sentido, realça uma nota de imprensa do Executivo açoriano, o secretário Regional deixou a garantia de que serão pagos “cerca de 20 milhões de euros em apoios comunitários já em Setembro” aos produtores agrícolas da Região.

Para além disso, ficou também definido ser essencial “a prorrogação da portaria da reconversão, que está em vigor, dos produtores de leite para produtores de carne, até ao dia 1 de Setembro”, sublinhou António Ventura.

Com esta prorrogação, o Executivo açoriano cria “a possibilidade de existirem mais produtores, tendo em consideração a crise existente no sector do leite, devido à situação pandémica e ao preço do leite, e a indefinição do futuro destes produtores, salientou ainda.

O governante assegurou também que, “até ao final do ano, vai ser aberto um período de candidaturas para o apoio ao investimento, quer nas explorações agrícolas, quer em projectos para jovens agricultores”, acrescentando que para o Governos dos Açores a produção de leite continua a ser um objectivo da sua política”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Centro Pinus visita área florestal de pinheiro-bravo no concelho de Boticas

Partilhar              O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho promoveu na passada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.