Início / Agenda / Agrária de Elvas debate produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável

Agrária de Elvas debate produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável

A Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre irá receber, no próximo dia 25 de Maio, o 6º Simpósio “Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável”. Este simpósio tem como objectivo divulgar conhecimentos, apresentar e estimular o pensamento e as acções inovadoras para acelerar as transformações do sistema agroalimentar.

O 6º Simpósio constitui-se assim “num momento interinstitucional centrado na divulgação de conhecimento e num estímulo para a evolução de projectos conjuntos entre as várias instituições do consórcio e com a integração de novas instituições com trabalho relevante nas áreas em debate”, refere o Instituto Politécnico de Portalegre em nota de imprensa.

Neste contexto, adopta-se uma perspectiva de continuidade relativamente aos Simpósios anteriores que decorreram noutras instituições de Ensino Superior: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, adianta a mesma nota.

Este simpósio é patrocinado pelo projecto de investigação DM4YOU “Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida” financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e no qual participam instituições de ensino superior, empresas e associações regionais e nacionais.

Desafios do agroalimentar

O sector agroalimentar está a ser condicionado por um conjunto diversificado de factores que vão desde a situação pandémica ao crescimento demográfico, passando pelas alterações climáticas, pela escassez dos recursos da terra e da água, pela evolução tecnológica e pelas políticas públicas no âmbito da agricultura, da alimentação, da saúde e do ambiente.

Vencer estes desafios obriga a uma capacidade de inovação sem precedentes. A possibilidade de os vir a ultrapassar com sucesso implica que a ciência e a tecnologia devam estar alinhadas com os comportamentos da agroindústria e dos consumidores, envolvendo medidas ambientalmente mais sustentáveis, realça a mesma nota.

E adianta que o futuro da alimentação deve passar por uma abordagem integradora dos diversos saberes disciplinares relacionados com as problemáticas da alimentação e avaliadas com base em conhecimentos científicos sólidos. Só através de um diálogo entre o conhecimento científico e tecnológico e os saberes locais é que será possível encontrar soluções capazes de contribuir para a difusão de dietas saudáveis e sustentáveis, acessíveis para todos.

A cultura, a tradição e os modos de produção e de alimentação do passado e do presente, vão ter que ser reinventados no futuro contexto global, regional e local, com realismo e com o apoio à moderna ciência e tecnologia. Este simpósio tem como objectivo divulgar conhecimentos, apresentar e estimular o pensamento e as acções inovadoras para acelerar as transformações do sistema agroalimentar, refere o Instituto Politécnico de Portalegre.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.