Início / Agenda / Agim organiza visita técnica da cultura do mirtilo às Astúrias

Agim organiza visita técnica da cultura do mirtilo às Astúrias

A Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial vai organizar uma visita técnica à região espanhola das Astúrias nos dias 28 e 29 de Outubro. Trata-se de uma visita técnica onde os participantes irão contactar com a realidade da produção de mirtilo nas Astúrias, uma das principais regiões espanholas produtoras deste pequeno fruto, onde a cultura é feita em altitude.

Os produtores que queiram participar podem inscrever-se directamente on-line aqui. O valor da inscrição é de 170€ para associados da Agim e 190€ para o público em geral (valores com IVA incluído). Neste valor está incluída a viagem de ida e volta em autocarro, alojamento e pequeno almoço e as visitas aos locais programados.

A viagem às Astúrias inclui a visita à SERIDA (Servicio Regional de Investigación y Desarrollo Agroalimentario), a entidade pública do Principado das Astúrias que tem por finalidade contribuir para a modernização e melhoria da agricultura e da indústria alimentar regional através da promoção e implementação de instrumentos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico agro-alimentar, de modo a alcançar uma maior produtividade.

A comitiva irá também visitar duas plantações de mirtilos, com a finalidade de observar ao vivo o modo de produção deste pequeno fruto nas Astúrias. A primeira plantação é composta por plantas adultas, ainda em produção, e ali também se irão poder observar enxertias em plantas para mudar de variedade.

Selecção e embalamento do fruto

Na outra plantação, que tem cerca de 5 hectares, podem ser observadas diversas variedades, como Legacy, Bluecrop, Brigitta, Chandler, Aurora e Ochlockone, plantadas em local de elevada altitude e com desníveis superiores a 30%.
Por fim, será feita ainda uma visita à “Praviaberries”, uma cooperativa de produtores onde poderá ser observado todo o processo automatizado de selecção e embalamento do fruto.

A região das Astúrias, no Norte de Espanha, é das principais produtoras de mirtilo do país vizinho, sendo também das mais antigas. É ainda a região da Península Ibérica onde o mirtilo é produzido até mais tarde (de Julho a Outubro).

Mais informações podem ser obtidas pelo número 912010596 ou e-mail eventos@agim.pt.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Empresa belga procura fabricante especializado em mobiliário feito com madeira maciça

Partilhar              Uma empresa belga de design de interiores procura um fabricante especializado em mobiliário feito com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.